Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57672

Compartilhe esta página

Título: Narratividade e imersão na banda sonora de Karim Aïnouz: uma análise de O Céu de Suely
Autor(es): SILVA, Bruno José da
Palavras-chave: Karim Aïnouz; trilha sonora; design de som; imersão
Data do documento: 22-Mar-2024
Citação: SILVA, Bruno José da. Narratividade e imersão na banda sonora de Karim Aïnouz: uma análise de O céu de suely. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Karim Aïnouz é um cineasta brasileiro, nascido em Fortaleza, um dos grandes nomes do cinema nacional pós-retomada. Para essa pesquisa, com o objetivo de demonstrar a importância específica da banda sonora no cinema de Karim, foi analisado: a) a construção do espaço cinematográfico, como diz Karim, produzido para O Céu de Suely, buscando entender como acontece a construção desse espaço através do conjunto de sons reunidos e impressos na banda sonora desse filme; b) as diferentes relações de influência diegética e extra diegética das músicas escolhidas para compor a trilha sonora musical e como elas podem influenciar a percepção e fruição do espectador; c) a seleção dessas músicas a partir do contexto dos personagens, pensando a música como artifício escolhido por Karim para remeter o espectador a lugares escondidos na memória afetiva ou , muitas vezes, apresentando lugares desconhecidos pelo público. A análise sonora de O Céu de Suely revela não apenas a importância do som no estilo cinematográfico de Karim, mas também como os espectadores são incentivados a ouvir as possíveis conexões entre os diversos sons de uma trilha sonora; eles os convidam a uma experiência interativa dos elementos sonoros e como estes estão intrinsicamente ligados ao método de produção que o cineasta desenvolve. As conexões entre os sons e as imagens, e entre os próprios sons, fornecem evidências do cuidadoso tratamento que o cineasta dedica à banda sonora. Em todos os capítulos, as discussões sobre silêncio, acusmatismo ou canções tornou possível refletir sobre seus métodos de produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57672
Aparece nas coleções:(TCC) - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno José da Silva.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons