Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57723
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTANA, Laís Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Virgínnia Camilly Feitos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Deyse Laís da | - |
dc.contributor.other | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.other | RAMOS, Neferson Barbosa da Silva | - |
dc.coverage.spatial | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T19:00:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T19:00:43Z | - |
dc.date.created | 2023-11-25 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, CNE, CEB. Parecer CNE/CEB número 07/2010, item 2.5 - Organização da Educação Básica. 2010. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023. COURTNEY, V. (1962). Perth and all this! Sydney: Halstead Press. CORREA, D.. JUNIOR, E. Ciências vai a escola: o lúdico na educação em ciências. 2009. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1369-8.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023. COPPLESON, V. M. (1958). Shark Attack. Sydney, London, Melbourne, Wellington: Angus & Robertson. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores.1978.PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores.1978. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57723 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, os jogos educativos têm sido amplamente utilizados no ensino de Zoologia. Este trabalho teve como objetivo propor a utilização de um jogo de tabuleiro didático, baseado na zoologia aplicada a tubarões, denominado “O tubaleiro”. Trazendo a abordagem de conteúdo geral aos tubarões. Desde as características morfológicas, dietéticas, a importância ecológica e os estigmas que estes organismos sofrem. A proposta deste trabalho centra-se na utilização de material lúdico no ambiente escolar, como estratégia para os últimos anos do ensino fundamental. Além disso, visa fornecer aos professores de biologia instruções sobre como criar um recurso didático do tipo jogo de tabuleiro, como instrumento para facilitar o aprendizado e o ensino de conteúdos sobre tubarões. A utilização de instrumentos dinâmicos facilita a compreensão do aluno e proporciona um aprendizado prático e divertido. Além disso, o tema proposto no jogo influencia positivamente os alunos, no sentido de quebrar pensamentos equivocados sobre os tubarões e permitir-lhes compreender a relevância do papel destes organismos para a biodiversidade marinha. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SILVA, Luiz Augustinho Menezes | - |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tubarões. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | JOGO DE TABULEIRO NO ENSINO DA ZOOLOGIA APLICADA Á TUBARÕES, COMO MÉTODO FACILITADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title.alternative | BOARD GAME IN TEACHING ZOOLOGY APPLIED TO SHARKS, SUCH AS TEACHING-LEARNING FACILITATORY METHOD | pt_BR |
dc.type | Atividade | pt_BR |
dc.publisher.country | Bolivia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Currently, educational games have been widely used in Zoology teaching. This work aimed to propose the use of a didactic board game, based on zoology applied to sharks, called “O tubaleiro”. Bringing the approach of general content to sharks. From morphological and dietary characteristics to ecological importance and the stigmas that these organisms suffer. This proposal work focuses on the use of playful material in the school environment, as a strategy for the last years of elementary school. Furthermore, it aims to provide teachers with biology instructions on how to create a board game-type teaching resource, such as instrument to facilitate learning and teaching content about sharks. THE The use of dynamic instruments facilitates student understanding and provides a practical and fun learning. Furthermore, the theme proposed in the game influences positively students, in order to break down mistaken thoughts about the sharks and allow them to understand the relevance of the role of these organisms for the marine biodiversity. | pt_BR |
dc.subjectx | Sharks. Didactic games. Teaching-Learning. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | REA - Atividade |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOGO DE TABULEIRO NO ENSINO DA ZOOLOGIA APLICADA Á TUBARÕES, COMO MÉTODO FACILITADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM--.pdf | 68,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons