Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57723

Share on

Title: JOGO DE TABULEIRO NO ENSINO DA ZOOLOGIA APLICADA Á TUBARÕES, COMO MÉTODO FACILITADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM
Other Titles: BOARD GAME IN TEACHING ZOOLOGY APPLIED TO SHARKS, SUCH AS TEACHING-LEARNING FACILITATORY METHOD
Authors: SANTANA, Laís Maria da Silva
VIEIRA, Virgínnia Camilly Feitos
SILVA, Deyse Laís da
Keywords: Tubarões. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.
Citation: BRASIL, CNE, CEB. Parecer CNE/CEB número 07/2010, item 2.5 - Organização da Educação Básica. 2010. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023. COURTNEY, V. (1962). Perth and all this! Sydney: Halstead Press. CORREA, D.. JUNIOR, E. Ciências vai a escola: o lúdico na educação em ciências. 2009. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1369-8.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023. COPPLESON, V. M. (1958). Shark Attack. Sydney, London, Melbourne, Wellington: Angus & Robertson. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores.1978.PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores.1978.
Abstract: Atualmente, os jogos educativos têm sido amplamente utilizados no ensino de Zoologia. Este trabalho teve como objetivo propor a utilização de um jogo de tabuleiro didático, baseado na zoologia aplicada a tubarões, denominado “O tubaleiro”. Trazendo a abordagem de conteúdo geral aos tubarões. Desde as características morfológicas, dietéticas, a importância ecológica e os estigmas que estes organismos sofrem. A proposta deste trabalho centra-se na utilização de material lúdico no ambiente escolar, como estratégia para os últimos anos do ensino fundamental. Além disso, visa fornecer aos professores de biologia instruções sobre como criar um recurso didático do tipo jogo de tabuleiro, como instrumento para facilitar o aprendizado e o ensino de conteúdos sobre tubarões. A utilização de instrumentos dinâmicos facilita a compreensão do aluno e proporciona um aprendizado prático e divertido. Além disso, o tema proposto no jogo influencia positivamente os alunos, no sentido de quebrar pensamentos equivocados sobre os tubarões e permitir-lhes compreender a relevância do papel destes organismos para a biodiversidade marinha.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57723
Appears in Collections:REA - Atividade



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons