Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57736
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Gabriela severina dos | - |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Maria Beatriz Araújo de | - |
dc.contributor.other | SILVA, Giselle Camila do Nascimento | - |
dc.coverage.spatial | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-15T22:22:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-15T22:22:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57736 | - |
dc.description.abstract | Os biomas brasileiros desempenham um papel fundamental na conservação de uma vasta diversidade de espécies, muitas das quais são exclusivas ou ainda não catalogadas. Diante dos desafios contemporâneos relacionados à preservação ambiental, é essencial formar cidadãos críticos e conscientes, e a educação tem um papel crucial nesse processo. Para isso, é necessária a adoção de métodos pedagógicos inovadores que tornem o aprendizado mais eficaz e envolvente, preparando os alunos para abordar questões ambientais com pensamento crítico e profundo entendimento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de um jogo do tipo baralho como recurso didático para facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre os biomas brasileiros. A ferramenta Canva foi utilizada para a criação do design do jogo, que é composta por 30 cartas, organizadas em cinco categorias: 1 - curiosidades, 2 - localizações, 3 - características do solo, 4 - focos predominantes e 5 - imagens. Cada bioma é representado por uma imagem e quatro cartas com informações correspondentes. A dinâmica do jogo envolve a participação de seis estudantes ou grupos, cada um recebendo cinco cartas embaralhadas. O objetivo é associar corretamente as cartas de informações ao bioma representadas pela imagem. O primeiro a completar corretamente essa associação vence o jogo. Espera-se que o jogo, além de promover uma revisão dos conceitos, estimule a reflexão dos alunos sobre o conteúdo, permitindo uma compreensão mais aprofundada do tema. Assim, o Ecobaralho, aliado às práticas docentes, pode contribuir para a aprendizagem de forma lúdica, participativa, dinâmica e interativa, além de fomentar a integração e socialização entre os participantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/vnd.microsoft.portable-executable | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Baralho, Biomas, Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | Ecobaralho: ferramenta educativa para a compreensão e exploração dos biomas | pt_BR |
dc.title.alternative | Ecobaralho: educational tool for understanding and exploring biomes | pt_BR |
dc.type | Game | pt_BR |
dc.rights.holder | Gabriela Severina dos Santos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Brazilian biomes play a fundamental role in the conservation of a vast diversity of species, many of which are exclusive or not yet catalogued. Faced with contemporary challenges related to environmental preservation, it is essential to train critical and conscious citizens, and education plays a crucial role in this process. To achieve this, it is necessary to adopt innovative pedagogical methods that make learning more effective and engaging, preparing students to approach environmental issues with critical thinking and deep understanding. The objective of this work is to present a proposal for a deck-type game as a teaching resource to facilitate the teaching and learning process about Brazilian biomes. The Canva tool was used to create the game design, which is made up of 30 cards, organized into five categories: 1 - curiosities, 2 - locations, 3 - soil characteristics, 4 - predominant focuses and 5 - images. Each biome is represented by an image and four cards with corresponding information. The dynamics of the game involve the participation of six students or groups, each receiving five shuffled cards. The objective is to correctly associate the information cards with the biome represented by the image. The first to correctly complete this association wins the game. It is expected that the game, in addition to promoting a review of concepts, will stimulate students' reflection on the content, allowing a deeper understanding of the topic. Thus, the Ecobaralho, combined with teaching practices, can contribute to learning in a playful, participatory, dynamic and interactive way, in addition to promoting integration and socialization among participants. | pt_BR |
dc.subjectx | Deck, Biomes, Teaching Resource | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REA - Game |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ecobaralho_ ferramenta educativa para a compreensão e exploração dos biomas.pdf | 410,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons