Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57781

Comparte esta pagina

Título : Análise de mercado e concorrentes de uma construtora do Agreste pernambucano.
Autor : MORI, Maria Eugenia Vergilio
Palabras clave : Mercado mobiliário; Setor Civil; Construção Civil
Fecha de publicación : 23-jul-2024
Citación : MORI, Maria Eugênia Vergilio. Análise de mercado e concorrentes de uma construtora do Agreste pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral identificar os aspectos que moldam o ambiente competitivo de uma construtora à luz da análise SWOT e 5 Forças de Porter. A empresa em estudo é uma construtora especializada na construção de residências para famílias de baixa renda no Agreste pernambucano. A metodologia empregada neste estudo envolve a análise comparativa entre a Organização e dois de seus principais concorrentes, denominados: Concorrente 1 e Concorrente 2. A análise abrange aspectos como escala e presença, inovação e tecnologia, diversificação do portfólio, reputação e credibilidade, dependência regional e capacitação tecnológica. Foram utilizadas as ferramentas de análise SWOT e as 5 Forças de Porter para avaliar as forças e fraquezas da Organização em relação a seus concorrentes, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. A análise revelou que a Organização está em desvantagem em várias áreas comparada à Concorrente 1, que possui uma forte presença nacional, adoção de tecnologias avançadas e um portfólio diversificado. Em termos de diversificação do portfólio, a Organização é focada em serviços locais, enquanto a Concorrente 1 opera em diversos segmentos do mercado imobiliário. Além disso, a reputação da Organização está em fase de construção, necessitando de melhorias para competir de forma mais eficaz. Para melhorar sua competitividade no setor de construção civil, a Organização deve considerar as seguintes estratégias: expandir sua presença de mercado e explorar novas regiões, investir em tecnologias avançadas e sistemas modernos, diversificar seu portfólio para incluir novos segmentos e projetos, melhorar sua reputação e satisfação do cliente, reduzir a dependência regional explorando novos mercados, e investir em capacitação contínua e novas tecnologias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57781
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Eugênia Vergilio Mori.pdf329,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons