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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57845
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T19:37:05Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T19:37:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Paula da Silva. Alimentação adequada e saudável em foco: ações de educação alimentar e nutricional com adolescentes de uma comunidade no município de vitória de santo antão/pe. 2024. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57845 | - |
dc.description.abstract | A adolescência é uma fase de transição crítica no crescimento humano e práticas alimentares inadequadas nessa fase da vida podem levar a deficiências nutricionais, além de contribuírem para o desenvolvimento de agravos à saúde e piora da qualidade de vida em longo prazo. A educação alimentar e nutricional (EAN) é uma estratégia imprescindível a ser estimulada nos diversos espaços onde as pessoas vivem. E tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, desempenhando seu crescimento e desenvolvimento humano conforme as políticas públicas em alimentação e nutrição. Nesse contexto, o presente estudo objetivou realizar ações de EAN com adolescentes residentes de uma comunidade no município de Vitória de Santo Antão/PE. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quanti-qualitativa, realizada com adolescentes de ambos os sexos com faixa etária entre 10 e 14 anos, residentes na comunidade Alto do Reservatório no município de Vitória de Santo Antão/PE, no período de abril a junho de 2024. A pesquisa foi dividida em três momentos: o primeiro – o diagnóstico, a fim de analisar os hábitos alimentares, comportamento alimentar e a avaliação do estado nutricional dos adolescentes; o segundo – as atividades de EAN e o terceiro – oficina de conclusão e avaliação. Participaram do estudo 13 adolescentes, sendo a maioria do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 14 anos. Observou-se que 76,9% dos adolescentes ingeriam 4 copos ou mais de água por dia e 46,2% apresentaram tempo excessivo de telas; 61,5% retrataram realizar refeições em frente às telas e todos utilizavam celular antes de dormir. Dos adolescentes avaliados, ¼ estava com excesso de peso, e todos apresentaram elevado consumo de alimentos ultraprocessados (AUP). Quanto as ações de EAN, percebeu-se interesse e participação efetiva dos adolescentes em relação aos temas abordados, sendo possível trabalhar a alimentação adequada e saudável para além do conhecimento empírico do consumo de alimentos saudáveis, mas como sendo um direito humano básico, que envolve a aplicação de práticas sustentáveis que não prejudicam o planeta e incentiva a valorização da cultura regional. Conclui-se que este trabalho contribuiu para o empoderamento dos adolescentes no que concerne à alimentação adequada e saudável, além de evidenciar a importância da EAN nos diversos espaços de educação popular em saúde, de forma integral e permanente, agregada aos atributos da pedagogia freiriana. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Alimentação Adequada e Saudável | pt_BR |
dc.title | Alimentação adequada e saudável em foco: ações de educação alimentar e nutricional com adolescentes de uma comunidade no município de Vitória de Santo Antão/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2281475977059721 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescence is a critical transition phase in human growth and inadequate eating practices at this stage of life can lead to nutritional deficiencies, in addition to contributing to the development of health problems and worsening of quality of life in the long term. Food and nutrition education (FNE) is an essential strategy to be stimulated in the various spaces where people live. And its purpose is to contribute to the promotion and protection of health, through adequate and healthy eating, performing its growth and human development in accordance with public policies in food and nutrition. In this context, the present study aimed to carry out FNE actions with adolescents living in a community in the municipality of Vitória de Santo Antão/PE. This is a quantitative-qualitative action research, carried out with adolescents of both sexes aged between 10 and 14 years, living in the Alto do Reservatório community in the municipality of Vitória de Santo Antão/PE, from April to June 2024. The research was divided into three moments: the first – the diagnosis, to analyze the eating habits, eating behavior and the evaluation of the nutritional status of the adolescents; the second – the activities of FNE and the third – workshop of conclusion and evaluation. A total of 13 adolescents participated in the study, most of whom were male, aged 10 to 14 years. It was observed that 76.9% of the adolescents drank 4 glasses or more of water per day and 46.2% had excessive screen time; 61.5% portrayed having meals in front of screens and all used cell phones before going to sleep. Of the adolescents evaluated, 1/4 were overweight, and all had high consumption of ultra-processed foods (UPF). As for the actions of FNE, it was perceived that the adolescents were interested and effectively participated in the topics addressed, making it possible to work on adequate and healthy eating beyond the empirical knowledge of the consumption of healthy foods, but as a basic human right, which involves the application of sustainable practices that do not harm the planet and encourages the appreciation of regional culture. It is concluded that this work contributed to the empowerment of adolescents about adequate and healthy eating, in addition to evidencing the importance of FNE in the various spaces of popular education in health, in an integral and permanent way, added to the attributes of Freire's pedagogy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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