Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847
Compartilhe esta página
Título: | Perspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976) : uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional |
Autor(es): | SANTOS, Milena Pereira dos |
Palavras-chave: | Ditadura; Política educacional; Profissionalização |
Data do documento: | 8-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Milena Pereira dos. Perspectivas educacionais durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1976): uma análise crítica à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Neste artigo buscou-se analisar a conjuntura educacional brasileira dentro do contexto de ditadura civil-militar e elaboração da Lei Nº 5.692/71, que mudou toda a estrutura curricular das escolas brasileiras, tornando a profissionalização universal e compulsória. Um dos principais aspectos elencados durante o texto é o da vinculação da educação ao mercado de trabalho através de uma política pautada na racionalidade técnica, que reformou o ensino e promoveu a sua privatização. Em decorrência dessa abordagem, o trabalho se utilizou de uma metodologia que partiu de uma revisão bibliográfica pautada na análise e interpretação de autores como Dermeval Saviani e José Willington Germano que forneceram perspectivas importantes para compreender as políticas educacionais desenvolvidas dentro do período de 1964-1976 e suas relações com o contexto histórico e social do Brasil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57847 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Milena Pereira dos Santos .pdf | 422,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons