Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57849

Compartilhe esta página

Título: Arquitetura como um Agente de Cura: anteprojeto de uma Unidade de Pronto Atendimento em Camaragibe-PE
Autor(es): Maciel, Fernanda Patrícia Rufino
Palavras-chave: Arquitetura Hospitalar; Cura; Flexibilidade dos espaços; Estrutura Metálica; UPA; Unidade de Pronto Atendimento; Camaragibe
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: Maciel, Fernanda Patrícia Rufino. Arquitetura como um Agente de Cura: anteprojeto de uma unidade de pronto atendimento em Camaragibe-pe. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porte II, na cidade de Camaragibe, Pernambuco. A ideia do projeto surge de reflexões sobre arquitetura e saúde, isto é, sobre o papel da arquitetura nos processos de cura, sobre os impactos psicológicos favoráveis ou desfavoráveis que uma edificação pode causar em uma pessoa no seu momento mais vulnerável e o quanto a arquitetura pode ser aliada a uma atitude médica com a humanização do edifício hospitalar através de técnicas construtivas e materiais de construção que integrem e proporcionem melhores condições de bem-estar em um equipamento de saúde. Outra base que fundamenta o projeto envolve a consideração de questões relacionadas à previsão de flexibilidade do espaço hospitalar, explorando estratégias de modulação e padronização para reorganização e expansão dos espaços, adotando o sistema de construção em aço, no qual, são aplicados os conceitos de sustentabilidade na arquitetura, o que implica em respeitar também princípios como a minimização da geração de resíduos, redução do desperdício de materiais e moderação do impacto ambiental. Posto isto, o recorte da área de estudo compreende um terreno no bairro de Alberto Maia, localizado no eixo de comércio e serviços, em uma esquina entre a avenida principal, a avenida Belmino Correia e uma rua local, a General Venceslau Brás. Este terreno foi escolhido principalmente, devido a um mapeamento inicial da distribuição das UPAS na região metropolina do Recife, no qual observou-se que não há este equipamento de saúde na cidade de Camaragibe. Além disso, também foi feito um cruzamento de dados com informações do plano diretor da cidade, do IBGE, do ministério da saúde para implatação de uma UPA, notícias de jornais relatando demandas reais na cidade e conversas informais com moradores do local. Nesse contexto, o documento atual apresentará uma análise concisa, porém abrangente do tema proposto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57849
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernanda Patrícia Rufino Maciel.pdf20,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons