Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57865

Compartilhe esta página

Título: O efeito da flexão nórdica sobre a força dos flexores de joelhos e fatores de risco de lesões em atletas de futebol: uma revisão de literatura.
Autor(es): FERREIRA JÚNIOR, José Ricardo
Palavras-chave: Lesões isquiotibiais; Exercício nórdico; Futebol
Data do documento: 15-Mar-2024
Citação: FERREIRA JÚNIOR, José Ricardo. O efeito da flexão nórdica sobre a força dos flexores de joelhos e fatores de risco de lesões em atletas de futebol: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: As lesões por distensão dos isquiotibiais são descritas como contraturas de alongamento, estiramento profundo ou uma ruptura dos músculos do compartimento posterior da coxa e acometem os jogadores de futebol constantemente. Sendo assim, torna-se importante tratamentos preventivos para reduzir as lesões causadas pelo futebol, para os quais já existem diversos estudos que defendem programas desse tipo, sendo um deles o exercício nórdico (EN). O presente estudo buscou, por meio de uma revisão sistemática da literatura, compilar estudos que investiguem a eficácia do exercício nórdico na redução e prevenção de lesões por distensão dos isquiotibiais em jogadores de futebol. Este estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura realizada no período de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Os artigos originais foram pesquisados nas seguintes bases de dados eletrônicas: SciELO (Electronic Library Online), LILACS (Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences), PubMed (National Library of Medicine), e ScienceDirect. Como critérios de inclusão, selecionamos artigos originais que estudaram a aplicação do EN como forma de prevenção de lesões musculares em jogadores de futebol. Teses, dissertações, artigos incompletos e estudos que investigaram o EN em outros contextos foram excluídos. Um limite de 10 anos foi estabelecido para o ano de publicação dos estudos. De acordo com os critérios empregados, foram selecionados 8 artigos: PUBMED (n=4), SciELO (n=2) e ScienceDirect (n=2). Diversos fatores estão relacionados à ocorrência dessas lesões: aquecimento inadequado, fadiga, nível de condicionamento físico e modalidade de treino e que o programa EN trouxe resultados significativos acerca das lesões isquiotibiais. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de uma equipe de profissionais especializados em avaliação de força muscular e aplicação de programas de exercícios nórdicos para os atletas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57865
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Ricardo Ferreira Júnior.pdf434,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons