Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57910

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Nuno Gabriel de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-30T17:22:58Z-
dc.date.available2024-09-30T17:22:58Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.date.submitted2024-09-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nuno Gabriel de Sousa. O RPG como uma proposta de atividade para as aulas de Geografia no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57910-
dc.description.abstractCom a percepção de que a educação tradicional não é íntegra para a formação plena do aluno se faz necessário produzir alternativas pedagógicas para as atividades em sala de aula. O trabalho então tem o objetivo de apontar como o RPG pode ser uma ferramenta metodológica ativa, que dispensa o caráter tradicional do aluno passivo e o colocando como ativo no processo de ensino e aprendizagem. Para a elaboração do trabalho se utilizou da pesquisa literária acerca da temática. Em um primeiro momento será apresentado como se deu a criação do jogo RPG, sua chegada no Brasil e suas primeiras interações com a educação. Em sequência será discutido e proposto a criação do RPG Geográfico como uma proposta metodológica, que de forma lúdica e concreta contribui positivamente para o ensino de Geografia no Ensino Médio, possibilitando ao aluno ressignificar o conteúdo teórico.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectProposta metodológicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO RPG como uma proposta de atividade para as aulas de Geografia no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTI, Lucas Costa de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5638354970336419pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.description.abstractxWith the perception that traditional education is not integral to the student's full formation, it is necessary to produce pedagogical alternatives for classroom activities. The work then aims to point out how RPG can be an active methodological tool, which dispenses with the traditional character of the passive student and places them as active in the teaching and learning process. To prepare the work, literary research on the topic was used. Initially, it will be presented how the RPG game was created, its arrival in Brazil and its first interactions with education. Next, the creation of the Geographic RPG will be discussed and proposed as a methodological proposal, which in a playful and concrete way contributes positively to the teaching of Geography in High School, enabling the student to give new meaning to the theoretical content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0571151043430712pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC NUNO.pdf345,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons