Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57910
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Nuno Gabriel de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T17:22:58Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T17:22:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Nuno Gabriel de Sousa. O RPG como uma proposta de atividade para as aulas de Geografia no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57910 | - |
dc.description.abstract | Com a percepção de que a educação tradicional não é íntegra para a formação plena do aluno se faz necessário produzir alternativas pedagógicas para as atividades em sala de aula. O trabalho então tem o objetivo de apontar como o RPG pode ser uma ferramenta metodológica ativa, que dispensa o caráter tradicional do aluno passivo e o colocando como ativo no processo de ensino e aprendizagem. Para a elaboração do trabalho se utilizou da pesquisa literária acerca da temática. Em um primeiro momento será apresentado como se deu a criação do jogo RPG, sua chegada no Brasil e suas primeiras interações com a educação. Em sequência será discutido e proposto a criação do RPG Geográfico como uma proposta metodológica, que de forma lúdica e concreta contribui positivamente para o ensino de Geografia no Ensino Médio, possibilitando ao aluno ressignificar o conteúdo teórico. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Proposta metodológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O RPG como uma proposta de atividade para as aulas de Geografia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAVALCANTI, Lucas Costa de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5638354970336419 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the perception that traditional education is not integral to the student's full formation, it is necessary to produce pedagogical alternatives for classroom activities. The work then aims to point out how RPG can be an active methodological tool, which dispenses with the traditional character of the passive student and places them as active in the teaching and learning process. To prepare the work, literary research on the topic was used. Initially, it will be presented how the RPG game was created, its arrival in Brazil and its first interactions with education. Next, the creation of the Geographic RPG will be discussed and proposed as a methodological proposal, which in a playful and concrete way contributes positively to the teaching of Geography in High School, enabling the student to give new meaning to the theoretical content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0571151043430712 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NUNO.pdf | 345,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons