Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57929

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Marília Cleide Tenório Gomes de-
dc.date.accessioned2024-10-02T12:47:03Z-
dc.date.available2024-10-02T12:47:03Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationAGUIAR, Marília Cleide Tenório Gomes de. Aulas práticas experimentais investigativas para o ensino de saúde bucal no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57929-
dc.description.abstractConteúdos ligados ao processo saúde-doença são bastante recorrentes durante as aulas de Ciências e Biologia e a Educação em Saúde é fundamental para capacitar indivíduos a adotarem práticas saudáveis, prevenirem doenças e melhorarem a qualidade de vida coletiva. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar Sequências Didáticas Investigativas (SDI) com estudantes do Ensino Médio sobre Saúde Bucal. Onde foram produzidas, aplicadas e avaliadas três SDIs, com ênfase na formação dentária, na descoberta do microbioma bucal e na doença cárie. Como resultado, foi visto que os estudantes compreenderam que os dentes são órgãos, que existem microrganismos na cavidade oral e que a disbiose gerada por diversos fatores podem degradar os tecidos dentários, desenvolvendo assim a doença cárie. Além disso, os estudantes desenvolveram diversas habilidades e suas competências. Ao final da pesquisa, constatamos que às Sequencias Didáticas Investigativas Experimentais direcionadas ao Ensino de Saúde Bucal promoveram impactos significativos no aprimoramento da variedade linguística dos estudantes quanto às nomenclaturas biológicas, bem como no comportamento quanto ao cuidado pessoal, no desenvolvimento do pensamento científico, estimularam a motivação, autonomia, senso crítico, formulação de hipóteses e no desenvolvimento da criatividade, além de permitir com que os estudantes pudessem correlacionar a ciência e o cotidiano. A partir desses achados, foi produzido um e-book, contendo as SDIs aplicadas bem como o material de apoio para a aplicação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleAulas práticas experimentais investigativas para o ensino de saúde bucal no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9798472146411308pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5066572300113458pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxContent linked to the health-disease process is quite recurrent during Science and Biology classes and Health Education is essential to enable individuals to adopt healthy practices, prevent diseases and improve the collective quality of life. The objective of this work was to develop and evaluate Investigative Didactic Sequences (IDS) with high school students on Oral Health. Where three SDIS were produced, applied and evaluated, with an emphasis on tooth formation, the discovery of the oral microbiome and caries disease. As a result, it was seen that students understood that teeth are organs, that there are microorganisms in the oral cavity and that dysbiosis generated by several factors can degrade dental tissues, thus developing caries disease. In addition, students developed various skills and competencies. At the end of the research, we found that the Experimental Investigative Didactic Sequences aimed at Teaching Oral Health promoted significant impacts on improving students' linguistic variety regarding biological nomenclatures, as well as on behavior regarding personal care, on the development of scientific thinking, stimulated motivation, autonomy, critical sense, formulation of hypotheses and the development of creativity, in addition to allowing students to correlate science and everyday life. Based on these findings, an e-book was produced, containing the SDIS applied as well as support material for the application.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marília Cleide Tenório Gomes de Aguiar.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-10-01
25,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons