Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57929
Compartilhe esta página
Título: | Aulas práticas experimentais investigativas para o ensino de saúde bucal no ensino médio |
Autor(es): | AGUIAR, Marília Cleide Tenório Gomes de |
Palavras-chave: | Educação em Saúde; Educação em Saúde Bucal; Ensino de Ciências |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AGUIAR, Marília Cleide Tenório Gomes de. Aulas práticas experimentais investigativas para o ensino de saúde bucal no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Conteúdos ligados ao processo saúde-doença são bastante recorrentes durante as aulas de Ciências e Biologia e a Educação em Saúde é fundamental para capacitar indivíduos a adotarem práticas saudáveis, prevenirem doenças e melhorarem a qualidade de vida coletiva. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar Sequências Didáticas Investigativas (SDI) com estudantes do Ensino Médio sobre Saúde Bucal. Onde foram produzidas, aplicadas e avaliadas três SDIs, com ênfase na formação dentária, na descoberta do microbioma bucal e na doença cárie. Como resultado, foi visto que os estudantes compreenderam que os dentes são órgãos, que existem microrganismos na cavidade oral e que a disbiose gerada por diversos fatores podem degradar os tecidos dentários, desenvolvendo assim a doença cárie. Além disso, os estudantes desenvolveram diversas habilidades e suas competências. Ao final da pesquisa, constatamos que às Sequencias Didáticas Investigativas Experimentais direcionadas ao Ensino de Saúde Bucal promoveram impactos significativos no aprimoramento da variedade linguística dos estudantes quanto às nomenclaturas biológicas, bem como no comportamento quanto ao cuidado pessoal, no desenvolvimento do pensamento científico, estimularam a motivação, autonomia, senso crítico, formulação de hipóteses e no desenvolvimento da criatividade, além de permitir com que os estudantes pudessem correlacionar a ciência e o cotidiano. A partir desses achados, foi produzido um e-book, contendo as SDIs aplicadas bem como o material de apoio para a aplicação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57929 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marília Cleide Tenório Gomes de Aguiar.pdf Item embargado até 2026-10-01 | 25,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons