Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57948
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | CELESTINO, Wesley de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T15:21:23Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T15:21:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | CELESTINO, Wesley de Lima. CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO E ELABORAÇÃO DE MODELOS MENTAIS ATRAVÉS DOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO DE KERMEN E MEHEUT. 2024. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru/PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57948 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo consistiu em identificar as contribuições das atividades experimentais investigativas para a construção do conhecimento químico de licenciandos de química fundamentando-se nos pressupostos teóricos apresentados por Kermen e Meheut. Baseando-se na hipótese de que os estudantes naturalmente se limitam a representar o fenômeno e consideram a atividade experimental como uma reprodução de um modelo pré-estabelecido. E que tal perspectiva os impede de efetuar a distinção entre a transição dos diferentes níveis de conhecimento químico dificultando uma compreensão mais ampla do processo. A presente pesquisa está voltada à análise dos processos cognitivos e mobilização de uma atividade experimental investigativa. Além disso, buscou suscitar a elaboração de representações mentais como meio de pensar as etapas da atividade a cada passo, tomando como base também a hipótese de que o nível simbólico é o nível que marca a transição aos outros níveis de conhecimento químico. Desta forma, esta pesquisa tem como metodologia utilizada para a análise a aplicação de uma sequência didática realizada através de uma atividade experimental da disciplina de Química Analítica 2 com alunos egressos da disciplina do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus do Agreste, dividida em quatro momentos. A organização se deu para que os dados pudessem ser coletados através das respostas, discussões e reflexões utilizando-se para isso o modelo think aloud, isto é, pensar em voz alta, e os diários de bordo dos estudantes numa roda de conversa posterior a aplicação da sequência didática. A análise dos dados consistiu em relacionar e descrever as respostas dos estudantes de acordo com os pressupostos teóricos que abarcam esta pesquisa, a saber: identificar o modelo de conhecimento químico na perspectiva de Meheut; avaliar os momentos em que ocorrem a transição entre os níveis de conhecimento; avaliar como os estudantes fazem a transição entre os níveis para favorecer a elaboração dos modelos mentais e consequentemente a compreensão do fenômeno discutido. Os resultados da pesquisa mostraram que as atividades experimentais investigativas melhoram a capacidade dos estudantes de transitar entre os níveis de conhecimento de Kermen e Meheut, do concreto ao abstrato, e avançam na elaboração de modelos mentais. Estes modelos facilitam a compreensão dos fenômenos nos níveis macroscópico, submicroscópico, simbólico e empírico, promovendo uma integração entre teoria e prática na construção do conhecimento químico. Por fim, conclui-se que a integração dos elementos estudados pode contribuir para o desenvolvimento habilidades cognitivas superiores, como análise e síntese, permitindo aos estudantes não só aprender conceitos químicos, mas também pensar criticamente e resolver problemas de forma criativa, resultando em um conhecimento mais coeso e aplicável. Com isso, novos estudos podem identificar as abordagens mais eficazes para integrar atividades experimentais, problematização e modelos mentais no ensino de Química, possibilitando a criação de ferramentas e recursos didáticos que auxiliem os professores na aplicação dessas estratégias em sala de aula e facilitar o processo de construção do conhecimento químico. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Problemtaização | pt_BR |
dc.subject | Niveis de conhecimento químico | pt_BR |
dc.subject | Modelos mentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Contribuições de atividades experimentais para a construção do conhecimento químico e elaboração de modelos mentais através dos níveis de conhecimento de Kermen e Meheut. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study consisted of identifying the contributions of investigative experimental activities to the construction of chemical knowledge of undergraduate chemistry students based on the theoretical assumptions presented by Kermen and Meheut. It was based on the hypothesis that students naturally limit themselves to representing the phenomenon and consider the experimental activity as a reproduction of a pre-established model. And that such a perspective prevents them from distinguishing between the transition of the different levels of chemical knowledge, making it difficult to have a broader understanding of the process. The present research is focused on the analysis of cognitive processes and the mobilization of an investigative experimental activity. In addition, it sought to encourage the elaboration of mental representations as a means of thinking about the stages of the activity at each step, also based on the hypothesis that the symbolic level is the level that marks the transition to the other levels of chemical knowledge. Thus, this research uses as its methodology for analysis the application of a didactic sequence carried out through an experimental activity of the Analytical Chemistry 2 discipline with students who graduated from the Chemistry Undergraduate course at the Federal University of Pernambuco – Agreste Campus, divided into four moments. The organization was so that the data could be collected through responses, discussions and reflections using the think aloud model, that is, thinking out loud, and the students' logbooks in a conversation circle after the application of the didactic sequence. Data analysis consisted of relating and describing the students' responses according to the theoretical assumptions that encompass this research, namely: identifying the chemical knowledge model from Meheut's perspective; evaluating the moments in which the transition between levels of knowledge occurs; evaluating how students make the transition between levels to favor the elaboration of mental models and consequently the understanding of the phenomenon discussed. The results of the research showed that experimental investigative activities improve students' ability to move between Kermen and Meheut's levels of knowledge, from concrete to abstract, and advance the development of mental models. These models facilitate the understanding of phenomena at the macroscopic, submicroscopic, symbolic and empirical levels, promoting an integration between theory and practice in the construction of chemical knowledge. Finally, it is concluded that the integration of the elements studied can contribute to the development of higher cognitive skills, such as analysis and synthesis, allowing students not only to learn chemical concepts, but also to think critically and solve problems creatively, resulting in more cohesive and applicable knowledge. With this, new studies can identify the most effective approaches to integrate experimental activities, problematization and mental models in the teaching of Chemistry, enabling the creation of teaching tools and resources that help teachers apply these strategies in the classroom and facilitate the process of construction of chemical knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wesley de Lima Celestino.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons