Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57969
Compartilhe esta página
Título: | Dengue Kart : aprendizagem baseada em jogos no ensino de Geografia da saúde em Recife - PE |
Autor(es): | OLIVEIRA, Dayanna Aparecida da Silva |
Palavras-chave: | Geografia escolar; Saúde na escola; Geotecnologias; Gamificação |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Dayanna Aparecida da Silva. Dengue Kart: aprendizagem baseada em jogos no ensino de Geografia da saúde em Recife - PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo integrar o uso de geotecnologias no ensino de Geografia, visando sensibilizar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre a dengue. Para tornar as aulas mais envolventes e relacionadas à realidade dos alunos, foram utilizadas geotecnologias como Google Earth, Google Maps e Windy, além de uma plataforma online de RPG onde foi desenvolvido o jogo educativo Dengue Kart. A metodologia adotada seguiu a abordagem da “Observação Participante”, complementada por uma revisão de literatura que embasou teoricamente a prática pedagógica. As atividades foram planejadas para explorar a relação entre fatores climáticos e geográficos e a disseminação da dengue, promovendo uma aprendizagem interativa e crítica. Durante as aulas, os alunos utilizaram geotecnologias para visualizar problemas urbanos locais relacionados à dengue, facilitando a compreensão do conteúdo e a identificação de áreas de risco. As atividades práticas, como a utilização do Padlet para identificação de focos de dengue e o jogo Dengue Kart, mostraram-se eficazes para o aprendizado geográfico e a conscientização dos alunos. Os resultados demonstraram que o uso de geotecnologias e metodologias lúdicas contribuiu para uma compreensão mais profunda dos alunos sobre a dengue e seu contexto urbano. Apesar de alguns desafios na aplicação das aulas dinâmicas, os resultados positivos indicam o mérito e a viabilidade de tais abordagens no ensino de geografia, destacando seu potencial para serem adaptadas a outros temas e contextos educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57969 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dayanna Aparecida da Silva Oliveira.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons