Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57978

Compartilhe esta página

Título: AJUSTE DE DOSES DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES IDOSOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS BASES DE DADOS UPTODATE, MICROMEDEX E SANFORD GUIDE.
Autor(es): Santos, Kalyne Fernanda Peixoto
Palavras-chave: doença renal; antimicrobianos; taxa de filtração glomerular; base de dados; nefrotoxicidade
Data do documento: 8-Fev-2024
Citação: SANTOS, Kalyne Fernanda Peixoto. INFLUÊNCIA DA FUNÇÃO RENAL NO AJUSTE DE DOSES DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES IDOSOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS BASES DE DADOS UPTODATE, MICROMEDEX E SANFORD GUIDE. 2024. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O aumento do risco de doença renal crônica em idosos é uma condição bastante comum, destacando a nefrotoxicidade como um efeito adverso significativo influenciado por alterações fisiológicas. Uma parcela significativa desses pacientes fazem uso de antimicrobianos durante eventuais internamentos, o que pode predispor a dano renal. O seguinte estudo o estudo teve como objetivo comparar as informações referentes a necessidade de ajuste de dose de antimicrobianos com base na estimativa da Taxa de Filtração Glomerular (eTFG) nas bases de dados UptoDate, Micromedex e Sanford Guide para pacientes idosos internados em um hospital universitário, bem como categorizar os antimicrobianos mais utilizados. A amostra utilizada foi de 53 pacientes, com 31 fazendo uso de pelo menos um medicamento antimicrobiano. A coleta de dados foi realizada por meio da análise dos registros no prontuário eletrônico, com posterior indicação do medicamento, TFGe e recomendação entre as bases de dados. A comparação entre as fontes de informação mostrou principalmente congruência nas indicações para ajuste de doses para os medicamentos Piperacilina + Tazobactam, Amicacina, Vancomicina, Meropenem e Cefepime, embora divergências, especialmente em relação à Teicoplanina, tenham sido identificadas. Os resultados ressaltam a complexidade na administração de antimicrobianos em idosos, sublinhando a importância contínua de aprimorar e padronizar as informações disponíveis nas bases de dados para práticas seguras e eficazes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57978
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - KALYNE SANTOS.pdf755,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons