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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57998

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOZIC, Bertrand Roger Guillaume-
dc.contributor.authorSILVA, Jeiel Araújo da-
dc.date.accessioned2024-10-10T17:22:53Z-
dc.date.available2024-10-10T17:22:53Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2024-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Jeiel Araújo da. Geografia e literatura: o romance "Homens e caranguejos" como ferramenta educacional para entender as ocupações às margens do Capibaribe. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57998-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta como a literatura apresentava e continua apresentando a geografia como fio condutor de se entender a sociedade. Indo além, revela que as duas ao longo tempo e em diversas civilizações se uniram para apresentar ao mundo as suas conclusões e os seus problemas. Sendo assim, apresentamos uma proposta didática para incluir a literatura nas aulas de geografia para tratar sobre os moradores ribeirinhos do rio capibaribe no Recife que vivem nas palafitas. Usamos geógrafos, romancistas, críticos literários, reportagens e especialistas na educação para elucidar a importância de tratar esse tema, mas também para embasar essa proposta; incluído um romance do Josué de Castro que pode ser usado para tratar esse problema nas salas de aulas ajudando a incentivar os alunos a leitura e a compreender essa problemática da desigualdade espacial na cidade de forma mais visível para a realidade que vivem.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDesigualdade espacialpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleGeografia e literatura : o romance "Homens e caranguejos" como ferramenta educacional para entender as ocupações às margens do Capibaribe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5321058202819628pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents how literature presented and continues to present geography as a guideline for understanding society. Going further, it reveals that the two over time and in different civilizations have come together to present their conclusions and problems to the world. Therefore, we present a didactic proposal to include literature in geography classes to deal with the riverside residents of the capibaribe river in Recife who live on stilts. We use geographers, novelists, literary critics, reports and education specialists to elucidate the importance of dealing with this theme, but also to support this proposal; included a novel by Josué de Castro that can be used to address this problem in classrooms, helping to encourage students to read and understand this problem of spatial inequality in the city in a more visible way for the reality they live.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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