Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57998

Comparte esta pagina

Título : Geografia e literatura : o romance "Homens e caranguejos" como ferramenta educacional para entender as ocupações às margens do Capibaribe.
Autor : SILVA, Jeiel Araújo da
Palabras clave : Literatura; Desigualdade espacial; Didática
Fecha de publicación : 28-oct-2022
Citación : SILVA, Jeiel Araújo da. Geografia e literatura: o romance "Homens e caranguejos" como ferramenta educacional para entender as ocupações às margens do Capibaribe. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este trabalho apresenta como a literatura apresentava e continua apresentando a geografia como fio condutor de se entender a sociedade. Indo além, revela que as duas ao longo tempo e em diversas civilizações se uniram para apresentar ao mundo as suas conclusões e os seus problemas. Sendo assim, apresentamos uma proposta didática para incluir a literatura nas aulas de geografia para tratar sobre os moradores ribeirinhos do rio capibaribe no Recife que vivem nas palafitas. Usamos geógrafos, romancistas, críticos literários, reportagens e especialistas na educação para elucidar a importância de tratar esse tema, mas também para embasar essa proposta; incluído um romance do Josué de Castro que pode ser usado para tratar esse problema nas salas de aulas ajudando a incentivar os alunos a leitura e a compreender essa problemática da desigualdade espacial na cidade de forma mais visível para a realidade que vivem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57998
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PDF— JEIEL ARAÚJO DA SILVA TCC.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons