Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARÇAL, Maria Christianni Coutinho-
dc.contributor.authorSILVA, Andreza Zeneide Romana da-
dc.date.accessioned2024-10-18T12:23:12Z-
dc.date.available2024-10-18T12:23:12Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2024-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Zeneide Romana. Secretariado Executivo na realidade e na ficção: desmistificando estereótipos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58057-
dc.description.abstractApesar do perfil multidisciplinar que evoluiu indiscutivelmente ao longo dos anos, o Secretariado Executivo ainda sofre com os estereótipos que cercam a profissão. Parte desses estereótipos seguem sendo disseminados pela ficção, em especial pelo cinema, que alimenta uma ideia errônea desses profissionais, causando danos a sua imagem no mercado de trabalho. Considerando essa aparente dicotomia entre o perfil descrito na literatura científica e o veiculado nas mídias, esse trabalho teve por objetivo geral buscar alternativas que permitissem desmistificar os estereótipos acerca do secretário executivo, com foco nos que seguem sendo difundidos pela ficção através do cinema. Os objetivos específicos foram identificar e analisar esses estereótipos e relacioná-los com os conceitos da literatura e, após essa análise, debater sobre alternativas para ampliar o debate que permita sua desmistificação. Esse trabalho foi realizado através de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa utilizando como método a pesquisa bibliográfica, de internet, de campo e audiovisual. Através da análise de dados os seguintes estereótipos foram identificados e analisados: aparência, gênero, idade, atividades, desvalorização e subserviência. Entendeu-se a partir desse trabalho a necessidade de adotar medidas que ampliem o conhecimento e a valorização da profissão, o que pode ser alcançado através de ações de educação e conscientização da sociedade, além do aumento da fiscalização da veiculação da imagem inadequada dos secretários pela mídia. Essas ações podem ajudar a promover uma imagem positiva do Secretariado Executivo, reduzindo as consequências do estereótipos difundidos até agora, possibilitando a valorização profissional e reconhecimento no mercado de trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDesmistificaçãopt_BR
dc.titleSecretariado Executivo na realidade e na ficção: desmistificando estereótipospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6744005441421734pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2095341132079918pt_BR
dc.description.abstractxDespite the multidisciplinary profile that has undeniably evolved over the years, the Executive Secretary still suffers from the stereotypes that surround the profession. Part of these stereotypes continue to be disseminated by fiction, especially in the cinema, which feeds an erroneous idea of these professionals, causing damage to their image in the job market. Considering this apparent dichotomy between the profile described in the scientific literature and that conveyed in the media, this academic work had the general objective of seeking alternatives that would allow the demystification of the stereotypes about the executive secretary, focusing on those that continue to be disseminated by fiction through the cinema. The specific objectives were to identify and analyze these stereotypes and relate them to the concepts in the literature and, after this analysis, discuss alternatives to broaden the debate that allows their demystification. This work was carried out through exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach using as method the bibliographic, internet, field and audiovisual research. Through data analysis the following stereotypes were identified and analyzed: appearance, gender, age, activities, devaluation, and subservience. From this work, it was understood the need to adopt measures that increase the knowledge and appreciation of the profession, which can be achieved through actions of education and awareness in society, as well as increased surveillance of the inadequate image of secretaries in the media. These actions may help to promote a positive image of the Executive Secretary, reducing the consequences of the stereotypes disseminated so far, enabling professional valorization and recognition in the work market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-7517-5386pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Andreza Zeneide Romana da Silva.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons