Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Natercia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-10-21T11:00:46Z-
dc.date.available2024-10-21T11:00:46Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.date.submitted2024-10-18-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Natercia Rodrigues da. Ludicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095-
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que objetivou analisar as contribuições da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, a partir dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), nos anos de 2021, 2022 e 2023. Os objetivos específicos foram: mapear os principais autores utilizados nos trabalhos do CONEDU como referência para o estudo da ludicidade; identificar a importância de utilizar a ludicidade para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na EI; e investigar os desafios para se trabalhar com a ludicidade na educação infantil. Sabemos que a Educação Infantil (EI) marca o início da vida escolar de todo ser humano que frequenta a escola, e que, nesta fase, o brincar é indispensável para a criança. A pesquisa nos revela que é necessário continuar com estudos que destacam a importância da ludicidade para a educação, pois a criança aprende brincando, e por meio da brincadeira ela aprende de forma natural. Também compreendemos que escassez de recursos financeiros e déficits na formação profissional são grandes desafios para a prática da ludicidade em sala de aulapt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCONEDUpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.description.abstractxThis work is the result of qualitative research, of a bibliographic nature, which aimed to analyze the contributions of playfulness to the teaching and learning process in early childhood education based on works published in the National Education Congress (CONEDU), in the years 2021, 2022 and 2023. The specific objectives were: map the main authors used in CONEDU's work as a reference for the study of playfulness; Identify the importance of using playfulness to strengthen the teaching and learning process in ECE; and investigate the challenges of working with playfulness in early childhood education. We know that Early Childhood Education (EI) marks the beginning of the school life of every human being who attends school, and that at this stage playing is essential for the child. The research reveals that it is necessary to continue with studies that highlight the importance of playfulness for education because children learn by playing, and through play they learn naturally. We also understand that scarcity of financial resources and deficits in professional training are major challenges for the practice of playfulness in the classroompt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Natercia Rodrigues da Silva.pdf276,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons