Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095

Comparte esta pagina

Título : Ludicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios.
Autor : SILVA, Maria Natercia Rodrigues da
Palabras clave : Ludicidade; Educação infantil; CONEDU
Fecha de publicación : 3-oct-2024
Citación : SILVA, Maria Natercia Rodrigues da. Ludicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2024.
Resumen : O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que objetivou analisar as contribuições da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, a partir dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), nos anos de 2021, 2022 e 2023. Os objetivos específicos foram: mapear os principais autores utilizados nos trabalhos do CONEDU como referência para o estudo da ludicidade; identificar a importância de utilizar a ludicidade para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na EI; e investigar os desafios para se trabalhar com a ludicidade na educação infantil. Sabemos que a Educação Infantil (EI) marca o início da vida escolar de todo ser humano que frequenta a escola, e que, nesta fase, o brincar é indispensável para a criança. A pesquisa nos revela que é necessário continuar com estudos que destacam a importância da ludicidade para a educação, pois a criança aprende brincando, e por meio da brincadeira ela aprende de forma natural. Também compreendemos que escassez de recursos financeiros e déficits na formação profissional são grandes desafios para a prática da ludicidade em sala de aula
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Natercia Rodrigues da Silva.pdf276,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons