Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126
Compartilhe esta página
Título: | Discursos de estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE. |
Autor(es): | VITORINO, Gabriel Bernardino |
Palavras-chave: | Bissexualidade; Bifobia; Educação; Análise de discurso foucaultiana; Posição de sujeito |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Citação: | VITORINO, Gabriel Bernardino. Discursos de Estudantes egressos monodissidentes sobre bissexualidades em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A pesquisa focou na condensação de sentido de estudantes egressos da educação básica sobre a bissexualidade no agreste de Pernambuco por meio de enunciados, posições de sujeitos e das relações de poder sobre a monodissidência. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando a análise do discurso de inspiração foucaultiana e a entrevista semiestruturada. Teve como objetivo geral: compreender como estudantes egressos monodissidentes materializam e ou materializaram discursos sobre seu processo de descoberta da bissexualidade em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Como resultados das análises dos discursos dos estudantes egressos entrevistados, verificou-se que eles vivenciaram sua sexualidade atravessados por discursos que (re)produziam uma inteligibilidade binaria heterossexual-homossexual, compulsória que os forçavam a assujeitar-se à certas posições de sujeito que perpetuava a discriminação e ou o apagamento de vivências monodissidentes. Também, contatou-se que o ambiente escolar foi negligente, hostil e omisso na garantia do caráter plural e democrático escolar. Assim, ao mesmo tempo em que (re)produzia violências, exclusões, silenciamentos, invisibilidades (co)operou na condensação de sentidos, via discursos que naturalizavam a bifobia como corriqueira em seu cotidiano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58126 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabriel Bernardino Vitorino.pdf | 781,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons