Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58163

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPORFÍRIO, Pablo Francisco de Andrade-
dc.contributor.authorSANTOS, Beatriz Cristina Elias dos-
dc.date.accessioned2024-10-22T11:52:13Z-
dc.date.available2024-10-22T11:52:13Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz Cristina Elias dos. ENTRE LONGAS, CURTAS E ANIMAÇÕES: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58163-
dc.description.abstractA pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escola. Para tanto, são situados as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento da escola envolvida como professora multiplicadora. Buscando o apoio teórico em diálogos com diversos autores, abordando tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski, bem como as abordagens relacionadas a cinema, educação e audiovisualidades propostas por Duarte (2002) e Fresquet (2020). Além disso, foram consideradas as reflexões de Freire (1998a) sobre o fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas e vivências externas ao ambiente escolar, com estudantes e professores nas quais os participantes experimentaram práticas audiovisuais. Foram conduzidos cinco experimentos, denominados “Trelas e Telas”. Os materiais elaborados pelos estudantes abordaram temáticas do currículo escolar explorando questões do cotidiano dentro e fora da escola. Com o resultado dessas experiências, foi desenvolvido um produto de pesquisa a “Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola”, um conjunto de recursos didáticos que propõe estudantes e professores fazerem uso de forma experimental a brincar, de criar, de “trelar” e para aqueles que enxergam nas telas um caminho de concretização do imaginário humano. Na Caixa de Trelas e Tela inclui um guia, o Guia Didático de Trelas e Telas: para experiências audiovisuais em sala de aula. Um guia ilustrado de práticas audiovisuais alinhadas ao currículo escolar, com as sessões nomeadas por TRELAS DE BRINCAR, que traz brinquedos opticos. TRELAS DO OLHAR com experimentos do olhar e enquadramento, TRELAS DO OUVIR que exploram músicas que contam histórias TRELAS DE SENTIR Objetos afetivos que contam algo de mim TRELAS DE CRIAR HISTÓRIAS E FILMES narrativas e criação de histórias para filmes de animação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEntre longas, curtas e animações: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0846810261260495pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080311347550493pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxLa investigación se centra en indagar en las relaciones entre el Lenguaje Audiovisual y la Educación como instrumentos de aprendizaje y práctica escolar. Para ello, se sitúan las trayectorias político-educativas en torno al audiovisual y al cine en Brasil y Recife. La metodología utilizada caracteriza el enfoque como investigación-acción, debido a que el investigador forma parte del proceso de asesoramiento a la escuela involucrada como docente multiplicador. Buscando apoyo teórico en diálogos con diversos autores, abordando temas como el proceso político-histórico de la Escola Nova (Saviani, 2021), el aprendizaje y las interacciones sociales en los procesos de imaginación y creación de Vygotsky, así como enfoques relacionados con el cine, la educación y audiovisualidades propuestas por Duarte (2002) y Fresquet (2020). Además, se consideraron las reflexiones de Freire (1998a) sobre la práctica pedagógica. Los debates culminaron con la planificación y realización de talleres y experiencias pedagógicas temáticas fuera del ámbito escolar, con estudiantes y profesores, en los que los participantes experimentaron con prácticas audiovisuales. Se realizaron cinco experimentos, denominados “Correas y Pantallas”. Los materiales creados por los estudiantes abordaron temas del currículo escolar, explorando cuestiones cotidianas dentro y fuera de la escuela. Con el resultado de estas experiencias se desarrolló un producto de investigación, la “Caja de Correas y Pantallas: el audiovisual en la escuela”, un conjunto de recursos didácticos que propone a estudiantes y docentes utilizarlo de manera experimental para jugar, crear , “correa” y para quienes ven las pantallas como un camino para hacer realidad la imaginación humana. La Caja Correa y Pantalla incluye una guía, la Guía Didáctica Correa y Pantalla: para experiencias audiovisuales en el aula. Una guía ilustrada de prácticas audiovisuales alineadas con el currículo escolar, con las sesiones denominadas TRELAS DE BRINCAR, que cuenta con juguetes ópticos. ARRENDAMIENTOS DE MIRAR con experimentos de mirar y encuadrar, ARRENDAMIENTOS DE ESCUCHAR que exploran música que cuenta historias ARRENDAMIENTOS DE SENTIR Objetos afectivos que cuentan algo sobre mí ARRENDAMIENTOS DE CREAR HISTORIAS Y PELÍCULAS narrativas y creación de historias para películas animadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Beatriz Cristina Elias dos Santos.pdf11,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons