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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58164
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Título : | Aplicativo Tealfabetizar : contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na alfabetização do estudante com TEA |
Autor : | LEMOS, Evanice Brigida Cavalcanti |
Palabras clave : | Educação; Inclusão escolar; Alfabetização |
Fecha de publicación : | 29-may-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LEMOS, Evanice Brigida Cavalcanti. Aplicativo Tealfabetizar: contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na alfabetização do estudante com TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este estudo está inserido no campo das discussões sobre a inclusão a partir do uso da ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), no âmbito do atendimento educacional especializado, para a alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A CAA promove a acessibilidade comunicativa, fator determinante para o desenvolvimento integral ao estudante com TEA sem comunicação funcional. Para a teoria histórico-cultural, a deficiência não está apenas relacionada às características individuais, mas também ao contexto social e cultural em que a pessoa está inserida. Nesse sentido, a CAA, um dos recursos de tecnologia assistiva (TA), apresenta-se como um importante meio de potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, fortalecendo a autonomia e a apropriação da alfabetização, retirando o foco da deficiência da pessoa e valorizando suas habilidades e potencialidades. No caso dos estudantes com TEA, muitas vezes estigmatizados em relação à aprendizagem, apresentam prejuízos no desenvolvimento da capacidade de expressão oral. Por isso, nem sempre se comunicam de forma funcional, o que interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Dessa forma, a Comunicação Aumentativa e Alternativa se mostra como um importante recurso para a acessibilidade, já que permite que o usuário consiga se expressar a partir de gestos simples, como através do apontar, de modo que a alfabetização poderá se apresentar de forma menos desafiadora. Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do uso da CAA pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, tomou-se como bases teóricas as discussões de Vygotsky sobre a aprendizagem e a linguagem como construtos sociais e culturais resultantes de trocas interativas, e os estudos de Soares e Chartier sobre a alfabetização e o letramento que enfatizam a importância de um ensino de alfabetização que considere o contexto social e cultural dos alunos. Essas autoras destacam a importância do uso social da leitura e escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, a fim de compreender de forma ampla os fenômenos ocorridos. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do AEE de escolas públicas da cidade de Recife que atendem estudantes com TEA com limitações comunicativas. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com as seis professoras do AEE das salas de recursos multifuncionais para que, a partir de suas falas, fosse possível o desenvolvimento de um aplicativo que aliasse CAA e atividades de alfabetização. O estudo demonstrou que o uso da CAA contribui significativamente para a comunicação e a alfabetização dos estudantes com TEA em atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais. Foi possível identificar que as professoras não dispunham de um aplicativo que unisse CAA e atividades de alfabetização, apesar de todas identificarem a importância motivacional para o processo de ensino-aprendizagem dessa ferramenta. Em suma, constatou- se que o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa unida a aplicativos e recursos tecnológicos pode potencializar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização, auxiliando na autonomia e inclusão de estudantes com TEA com limitações comunicativas, permitindo a esses alunos o direito e a oportunidade de se desenvolverem e se alfabetizarem como os demais estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58164 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
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