Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58221
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JUNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Gustavo Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T13:52:57Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T13:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Gustavo Gonçalves de. Matemática financeira e planilhas eletrônicas: uma análise praxeológica de atividades em coleções de livros de Matemática do Ensino Médio nas temáticas Juros Simples e Compostos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58221 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os conteúdos de Matemática Financeira envolvendo planilhas eletrônicas são abordados nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 no ensino de juros simples e compostos. Diante disso, o trabalho foi fundamentado a partir da Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard. Quanto à natureza da pesquisa, ela apresenta uma abordagem qualitativa, com o método de pesquisa documental. Nesse sentido, a pesquisa identificou todas as atividades propostas que utilizam planilhas eletrônicas referente ao domínio da Matemática Financeira durante as coleções analisadas, em especial, àquelas que envolvem os juros simples e compostos. Dentre os tipos de tarefas propostos durante as atividades, as análises demonstram predominância dos seguintes: T3: Calcular os montantes obtidos no regime de capitalização simples e/ou composto, dados o período, a taxa de juros e o capital numa planilha eletrônica; T4: Comparar o rendimento obtido em aplicações financeiras nos regimes de capitalização simples e/ou composto ao longo do período proposto, dado o capital, o período e a taxa de juros; T31: Identificar as características dos regimes de capitalização simples e/ou composto a partir de uma planilha. Para a composição das técnicas, predomina o escritural simbólico planilha eletrônica, além do escritural gráfico. Estes, por sua vez, rememoram, principalmente, aos objetos não ostensivos que são o Regime de Capitalização Simples e Composto, como também com menor predominância, ao Sistema Price e ao Sistema de Amortização Constante. A utilização da Planilha Calc foi sugerida pela maioria das coleções, sendo expostas entre as funções utilizadas nessas planilhas: PGTO, SOMA, VP, VF, VPL. O ostensivo computacional = é visto apenas em uma das coleções, sendo assim, isso demonstra que sua explicação fica a cargo do professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 110p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planilha eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Planilha | pt_BR |
dc.subject | Regime de capitalização simples | pt_BR |
dc.subject | Regime de capitalização composto | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.title | Matemática financeira e planilhas eletrônicas: uma análise praxeológica de atividades em coleções de livros de Matemática do Ensino Médio nas temáticas Juros Simples e Compostos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0552828705477983 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze how Financial Mathematics content involving electronic spreadsheets is approached in high school mathematics textbooks related to the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD) 2021 in the teaching of simple and compound interest. The work was based on the Anthropological Theory of the Didactic, proposed by Yves Chevallard. As for the nature of the research, it takes a qualitative approach, using the documentary research method. In this sense, the research identified all the proposed activities that use spreadsheets related to the domain of Financial Mathematics during the collections analyzed, especially those involving simple and compound interest. Among the types of tasks proposed during the activities, the analysis shows a predominance of the following: I) Calculate the amounts obtained in the simple and/or compound capitalization system, given the period, interest rate and capital in an electronic spreadsheet; II) Compare the yield obtained on financial investments in the simple and/or compound capitalization systems over the proposed period, given the capital, period and interest rate; III) Identify the characteristics of the simple and/or compound capitalization systems from a spreadsheet. For the composition of the techniques, the symbolic scriptural spreadsheet predominates, in addition to the graphic scriptural. These, in turn, are mainly reminiscent of the non-ostensive objects that are the Simple and Compound Capitalization Regime, as well as, to a lesser extent, the Price System and the Constant Amortization System. The use of the Calc spreadsheet was suggested by most of the collections, and the functions used in these spreadsheets include: PGTO, SOMA, VP, VF, VPL. The computational ostensive = is only seen in one of the collections, so this shows that its explanation is the responsibility of the teacher. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gustavo Gonçalves de Araujo.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons