Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232
Share on
Title: | O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE |
Authors: | BARROS, Davi Rocha de |
Keywords: | Ensino de geografia; Aula-Campo; Paisagem; Análise espacial |
Issue Date: | 28-Dec-2022 |
Citation: | BARROS, Davi Rocha de. O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da paisagem para a educação geográfica. Conseguintemente, a aula-campo surge como método indispensável para o ensino de Geografia. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, o que possibilitou ao pesquisador, estar incluído na investigação, ora como colaborador, ora como interlocutor. Desta forma, foi realizada uma revisão literária, que buscou aprofundar a historicidade do conceito de Paisagem, até o entendimento atual para a ciência geográfica, junto à análise de elementos que fundamentam o trabalho do professor: a BNCC, os PCNs e o livro didático. Por fim, foi realizada uma aula-campo, a fim de identificar, in loco, as particularidades e metodologias aplicadas na elaboração deste trabalho de campo para estudantes vestibulandos. A pesquisa resulta numa noção proximal entre a aula-campo e a análise espaço-temporal, de forma a permitir ao aluno uma experiência de aula de Geografia fora da sala de |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Davi Rocha de Barros.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License