Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232
Comparte esta pagina
Título : | O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE |
Autor : | BARROS, Davi Rocha de |
Palabras clave : | Ensino de geografia; Aula-Campo; Paisagem; Análise espacial |
Fecha de publicación : | 28-dic-2022 |
Citación : | BARROS, Davi Rocha de. O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da paisagem para a educação geográfica. Conseguintemente, a aula-campo surge como método indispensável para o ensino de Geografia. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, o que possibilitou ao pesquisador, estar incluído na investigação, ora como colaborador, ora como interlocutor. Desta forma, foi realizada uma revisão literária, que buscou aprofundar a historicidade do conceito de Paisagem, até o entendimento atual para a ciência geográfica, junto à análise de elementos que fundamentam o trabalho do professor: a BNCC, os PCNs e o livro didático. Por fim, foi realizada uma aula-campo, a fim de identificar, in loco, as particularidades e metodologias aplicadas na elaboração deste trabalho de campo para estudantes vestibulandos. A pesquisa resulta numa noção proximal entre a aula-campo e a análise espaço-temporal, de forma a permitir ao aluno uma experiência de aula de Geografia fora da sala de |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Davi Rocha de Barros.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons