Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58262

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Izabella Maria Santos-
dc.date.accessioned2024-10-24T18:59:20Z-
dc.date.available2024-10-24T18:59:20Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Izabella Maria Santos. Proposta de jogo didático: tabuleiro humano como estratégia para o ensino de teorias evolutivas. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58262-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de jogo didático no formato de tabuleiro humano. Tendo como objetivo explorar conceitos de evolução para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, sendo como um recurso pedagógico. Foi realizada uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, visando o aprendizado de maneira divertida, foi elaborado um jogo intitulado "Evolução em Ação: Uma Jornada dos Mais Aptos", com materiais de custo acessível com intuito de estimular o pensamento crítico e estratégico para enfrentar situações relacionadas ao conteúdo de Teorias Evolutivas de Lamarck e Darwin. Após esta proposta, foi possível discutir a importância do jogo de tabuleiro humano, onde o docente encontra uma ferramenta pedagógica interativa, sendo um apoio para suas aulas de Ciências. Ao incorporar esse recurso lúdico no seu planejamento, o professor facilita o processo de ensino-aprendizado, tornando os conceitos de Teorias Evolutivas mais envolventes para os estudantes. Destaca-se que é preciso de uma estratégia educativa para envolver o aluno no conteúdo, estimulando-os a desenvolverem o senso crítico, o interesse e o trabalho em equipe na atividade. Incluir o jogo lúdico como ferramenta no ensino, pode potencializar o desejo de aprender novos conteúdos como também, de quebrar crenças limitantes acerca da ciência.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectTabuleiro Humanopt_BR
dc.subjectTeorias Evolutivaspt_BR
dc.titleProposta de jogo didático: tabuleiro humano como estratégia para o ensino de teorias evolutivas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1354664912551187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a proposal for a didactic game in the format of a human board. Aiming to explore concepts of evolution for elementary school students in their final years, serving as a pedagogical resource. A qualitative, descriptive approach was carried out, evolving learning in a fun way, a game entitled "Evolution in Action: A Journey of the Fittest" was created, with affordable materials with the aim of stimulating critical and strategic thinking to face situations related to the content of Lamarck and Darwin's Evolutionary Theories. After this proposal, it was possible to discuss the importance of the human board game, where the teacher finds an interactive pedagogical tool, providing support for their Science classes. By incorporating this playful resource into their planning, the teacher facilitates the teaching-learning process, making the concepts of Evolutionary Theories more engaging for students. It is noteworthy that an educational strategy is needed to involve students in the content, encouraging them to develop critical sense, interest and teamwork in the activity. Including playful games as a teaching tool can enhance the desire to learn new content as well as limiting emotional breaks about science.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 FINALIZADO_IZABELLA MARIA SANTOS SILVA.pdf538,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons