Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58262
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Izabella Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T18:59:20Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T18:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Izabella Maria Santos. Proposta de jogo didático: tabuleiro humano como estratégia para o ensino de teorias evolutivas. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58262 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de jogo didático no formato de tabuleiro humano. Tendo como objetivo explorar conceitos de evolução para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, sendo como um recurso pedagógico. Foi realizada uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, visando o aprendizado de maneira divertida, foi elaborado um jogo intitulado "Evolução em Ação: Uma Jornada dos Mais Aptos", com materiais de custo acessível com intuito de estimular o pensamento crítico e estratégico para enfrentar situações relacionadas ao conteúdo de Teorias Evolutivas de Lamarck e Darwin. Após esta proposta, foi possível discutir a importância do jogo de tabuleiro humano, onde o docente encontra uma ferramenta pedagógica interativa, sendo um apoio para suas aulas de Ciências. Ao incorporar esse recurso lúdico no seu planejamento, o professor facilita o processo de ensino-aprendizado, tornando os conceitos de Teorias Evolutivas mais envolventes para os estudantes. Destaca-se que é preciso de uma estratégia educativa para envolver o aluno no conteúdo, estimulando-os a desenvolverem o senso crítico, o interesse e o trabalho em equipe na atividade. Incluir o jogo lúdico como ferramenta no ensino, pode potencializar o desejo de aprender novos conteúdos como também, de quebrar crenças limitantes acerca da ciência. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Tabuleiro Humano | pt_BR |
dc.subject | Teorias Evolutivas | pt_BR |
dc.title | Proposta de jogo didático: tabuleiro humano como estratégia para o ensino de teorias evolutivas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1354664912551187 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a proposal for a didactic game in the format of a human board. Aiming to explore concepts of evolution for elementary school students in their final years, serving as a pedagogical resource. A qualitative, descriptive approach was carried out, evolving learning in a fun way, a game entitled "Evolution in Action: A Journey of the Fittest" was created, with affordable materials with the aim of stimulating critical and strategic thinking to face situations related to the content of Lamarck and Darwin's Evolutionary Theories. After this proposal, it was possible to discuss the importance of the human board game, where the teacher finds an interactive pedagogical tool, providing support for their Science classes. By incorporating this playful resource into their planning, the teacher facilitates the teaching-learning process, making the concepts of Evolutionary Theories more engaging for students. It is noteworthy that an educational strategy is needed to involve students in the content, encouraging them to develop critical sense, interest and teamwork in the activity. Including playful games as a teaching tool can enhance the desire to learn new content as well as limiting emotional breaks about science. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 FINALIZADO_IZABELLA MARIA SANTOS SILVA.pdf | 538,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons