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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58283
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Título: | Acesso e inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista nas bibliotecas escolares da região metropolitana do Recife: sob a ótica das narrativas maternas |
Autor(es): | Xavier, Erica de Oliveira |
Palavras-chave: | TEA; autismo; mães atípicas; biblioteca inclusiva |
Data do documento: | 17-Out-2024 |
Citação: | XAVIER, Erica de Oliveira. Acesso e inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista nas bibliotecas escolares da região metropolitana do Recife: sob a ótica das narrativas maternas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurobiológica complexa que impacta o desenvolvimento da comunicação, das interações sociais e do comportamento de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Apesar dos avanços na compreensão e aceitação da condição, ainda existem grandes barreiras, especialmente no que se refere ao acesso e à inclusão de crianças com o transtorno em espaços sociais, educacionais e culturais, como as bibliotecas, sobretudo, escolares. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar o acesso e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista nas bibliotecas escolares da Região Metropolitana do Recife, sob a ótica das narrativas maternas. Acerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e meios bibliográficos. Para a coleta de dados, utilizou-se o método de entrevistas semiestruturadas com duas mães de crianças autistas, sendo uma matriculada em escola privada e a outra na pública. A análise de dados foi realizada por meio da análise pragmática da linguagem, no qual possibilitou a construção de estratégias e recursos para promover maior inclusão e participação das crianças com autismo nas bibliotecas escolares. Como resultado, foram identificados os principais desafios enfrentados pelas mães na inclusão de seus filhos autistas nas bibliotecas escolares, analisando suas percepções sobre a adequação dos recursos e serviços oferecidos. As entrevistas destacaram a disparidade entre as bibliotecas de escola pública e privada. Enquanto a biblioteca de escola privada tende a ser mais acolhedora e adequada às necessidades dessas crianças, com recursos e profissionais capacitados, a escola pública enfrenta uma série de resistências. Dentre os entraves estão a ausência de profissionais capacitados para atender crianças com autismo, o desconhecimento das mães sobre as atividades propostas pela biblioteca das escolas, dificuldades estruturais nas bibliotecas escolares, como espaços inadequados e ausência de recursos adaptados. Conclui-se que as narrativas maternas expõem a relevância de políticas públicas que promovam a implementação e melhoria das bibliotecas escolares, especialmente nas escolas públicas, garantindo que elas funcionem como verdadeiros espaços de inclusão e aprendizagem. Para criar ambientes que incentivem o prazer pela leitura e a interação social, adaptados às necessidades dessas crianças, é fundamental garantir uma educação mais inclusiva e equitativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58283 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
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