Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287

Compartilhe esta página

Título: Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular
Autor(es): MELO, Eduardo Henrique da Silva
Palavras-chave: ciclo celular; ensino de genética; meiose; mitose; recurso didático
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: MELO, E. H.S. Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A biologia é uma disciplina abrangente que inclui subáreas desafiadoras, como a genética, cuja complexidade pode dificultar o aprendizado dos alunos devido à necessidade de compreender estruturas microscópicas e termos científicos especializados. Nesse contexto, os modelos didáticos surgem como ferramentas cruciais para auxiliar a prática pedagógica, oferecendo representações visuais e concretas, podendo facilitar a assimilação de temas como a divisão celular. O presente trabalho teve como objetivo construir um modelo didático para complementar o ensino das divisões celulares nas aulas de ensino fundamental e médio, demonstrando o comportamento cromossômico durante as diferentes fases da mitose e da meiose. O modelo didático foi confeccionado com materiais duráveis, de baixo custo e fáceis de serem transportados e utilizados em diferentes aulas. Além de auxiliar na explicação das divisões celulares, o modelo também pode contribuir para melhor compreensão de termos como alelos, homozigoto, heterozigoto, locus, cromossomos homólogos, replicação do DNA e crossing-over. Diversos estudos destacam a eficácia dos modelos didáticos no ensino de ciências e biologia, especialmente na área de genética. Dessa forma, espera-se que o uso do modelo didático aqui apresentado contribua para uma abordagem visual e concreta sobre o comportamento dos cromossomos nos ciclos celulares, promovendo uma aprendizagem mais lúdica, criativa e mais fácil de ser assimilada pelos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO.pdf
  Item embargado até 2025-10-26
2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons