Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCIA, Ana Cristina Lauer | - |
dc.contributor.author | MELO, Eduardo Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T16:03:41Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T16:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | MELO, E. H.S. Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287 | - |
dc.description.abstract | A biologia é uma disciplina abrangente que inclui subáreas desafiadoras, como a genética, cuja complexidade pode dificultar o aprendizado dos alunos devido à necessidade de compreender estruturas microscópicas e termos científicos especializados. Nesse contexto, os modelos didáticos surgem como ferramentas cruciais para auxiliar a prática pedagógica, oferecendo representações visuais e concretas, podendo facilitar a assimilação de temas como a divisão celular. O presente trabalho teve como objetivo construir um modelo didático para complementar o ensino das divisões celulares nas aulas de ensino fundamental e médio, demonstrando o comportamento cromossômico durante as diferentes fases da mitose e da meiose. O modelo didático foi confeccionado com materiais duráveis, de baixo custo e fáceis de serem transportados e utilizados em diferentes aulas. Além de auxiliar na explicação das divisões celulares, o modelo também pode contribuir para melhor compreensão de termos como alelos, homozigoto, heterozigoto, locus, cromossomos homólogos, replicação do DNA e crossing-over. Diversos estudos destacam a eficácia dos modelos didáticos no ensino de ciências e biologia, especialmente na área de genética. Dessa forma, espera-se que o uso do modelo didático aqui apresentado contribua para uma abordagem visual e concreta sobre o comportamento dos cromossomos nos ciclos celulares, promovendo uma aprendizagem mais lúdica, criativa e mais fácil de ser assimilada pelos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | ciclo celular | pt_BR |
dc.subject | ensino de genética | pt_BR |
dc.subject | meiose | pt_BR |
dc.subject | mitose | pt_BR |
dc.subject | recurso didático | pt_BR |
dc.title | Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6240193481876603 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0563243377799793 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Biology is an embracing discipline that includes complex subareas such as genetics. Its complexity can hinder student learning due to the need to understand microscopic structures and specialized scientific terms. In this context, didactic models emerge as crucial tools to assist pedagogical practice, offering visual representations that can facilitate the assimilation of topics like cell division. This study aimed to construct a didactic model to complement the teaching of cell divisions in middle and high school classes, demonstrating chromosomal behavior during the different phases of mitosis and meiosis. The didactic model was made with durable, low-cost materials that are easily transported and used in various classes. In addition to assisting in explaining cell divisions, the model can contribute to a better understanding of terms such as alleles, homozygous, heterozygous, locus, homologous chromosomes, DNA replication, and crossing-over. Several studies highlight the effectiveness of didactic models in science and biology teaching, especially in the field of genetics. Thus, it is expected that the use of the didactic model presented here will contribute to a concrete approach to chromosomal behavior in cell cycles, promoting a more playful, creative, and easier-to-assimilate learning experience for students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO.pdf Item embargado até 2025-10-26 | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons