Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287
Comparte esta pagina
Título : | Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular |
Autor : | MELO, Eduardo Henrique da Silva |
Palabras clave : | ciclo celular; ensino de genética; meiose; mitose; recurso didático |
Fecha de publicación : | 8-oct-2024 |
Citación : | MELO, E. H.S. Construção de um modelo didático como instrumento pedagógico para o ensino da divisão celular. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Resumen : | A biologia é uma disciplina abrangente que inclui subáreas desafiadoras, como a genética, cuja complexidade pode dificultar o aprendizado dos alunos devido à necessidade de compreender estruturas microscópicas e termos científicos especializados. Nesse contexto, os modelos didáticos surgem como ferramentas cruciais para auxiliar a prática pedagógica, oferecendo representações visuais e concretas, podendo facilitar a assimilação de temas como a divisão celular. O presente trabalho teve como objetivo construir um modelo didático para complementar o ensino das divisões celulares nas aulas de ensino fundamental e médio, demonstrando o comportamento cromossômico durante as diferentes fases da mitose e da meiose. O modelo didático foi confeccionado com materiais duráveis, de baixo custo e fáceis de serem transportados e utilizados em diferentes aulas. Além de auxiliar na explicação das divisões celulares, o modelo também pode contribuir para melhor compreensão de termos como alelos, homozigoto, heterozigoto, locus, cromossomos homólogos, replicação do DNA e crossing-over. Diversos estudos destacam a eficácia dos modelos didáticos no ensino de ciências e biologia, especialmente na área de genética. Dessa forma, espera-se que o uso do modelo didático aqui apresentado contribua para uma abordagem visual e concreta sobre o comportamento dos cromossomos nos ciclos celulares, promovendo uma aprendizagem mais lúdica, criativa e mais fácil de ser assimilada pelos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58287 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO.pdf Artículo embargado hasta 2025-10-26 | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons