Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58351

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorGOMES, Myrtes Camila Firmino de Lima-
dc.date.accessioned2024-10-30T18:24:05Z-
dc.date.available2024-10-30T18:24:05Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationGOMES, Myrtes Camila Firmino de Lima. Cartinha informativa sobre Passiflora incarnata L. no tratamento da ansiedade. 2024. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58351-
dc.description.abstractA ansiedade é um estado emocional que quando se encontra na forma crônica, pode desajustar a qualidade de vida, principalmente dos adolescentes. Após o diagnóstico, o indivíduo poderá fazer uso de medicamentos convencionais ou, em casos moderados e leves de ansiedade, poderá ser prescrita alguma planta medicinal ansiolítica. Considerando que os educandos do ensino médio se encontram cada vez mais em situações que estimulam quadros de ansiedade, o presente estudo selecionou, por meio da revisão de trabalhos científicos, publicados em diferentes bases de dados, a espécie botânica Passiflora incarnata L e construiu uma cartilha informativa virtual voltada para esse grupo de jovens. A cartilha foi desenvolvida no Canva Pro e as fotos da planta foram reproduzidas do Herbário da Universidade da Flórida do Sul – Instituto de Botânica Sistemática: Atlas (https://florida.plantatlas.usf.edu/specimen.aspx). A cartilha contém uma linguagem simples que foi associada com elementos visuais (e.g. imagens de pessoas, animais etc.) a fim de facilitar a compreensão e fixação de conteúdos complexos, como os possíveis desfechos do uso da planta durante a gravidez de animais em laboratório e de mulheres. Muitas são as vantagens em desenvolver materiais didáticos virtuais, entre elas se destacam a facilidade no acesso, que pode ser realizado por meio de diferentes tipos de equipamentos eletrônicos e ainda em ambientes extraclasse, a leitura poderá ser realizada individualmente ou com indivíduos que circulam na escola, no domicílio e em outros ambientes de convivência do estudante. Mas mais importante é a expectativa de que a leitura provoque mudança de hábito do estudante ao ponto de só consumir alguma planta medicinal proveniente de produtor idôneo e respeitando o esquema terapêutico prescrito por um profissional da saúde.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectAtividade ansiolíticapt_BR
dc.subjectCartilha informativa virtual.pt_BR
dc.titleCartinha informativa sobre Passiflora incarnata L. no tratamento da ansiedadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMARINHO, Carolline Alexsandra da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxAnxiety is an emotional state that, when chronic, can disrupt the quality of life, especially for adolescents. After diagnosis, the individual may use conventional medications or, in moderate and mild cases of anxiety, an anxiolytic medicinal plant may be prescribed. Considering that high school students increasingly find themselves in situations that stimulate anxiety, this study selected the botanical species Passiflora incarnata L. through a review of scientific papers published in different databases and created a virtual information booklet aimed at this group of young people. The booklet was developed in Canva Pro and the photos of the plant were reproduced from the Herbarium of the University of South Florida – Institute of Systematic Botany: Atlas (https://florida.plantatlas.usf.edu/specimen.aspx). The booklet uses simple language that has been combined with visual elements (e.g., images of people, animals, etc.) to facilitate the understanding and retention of complex content, such as the possible outcomes of using the plant during pregnancy in laboratory animals and women. There are many advantages to developing virtual teaching materials, including ease of access, which can be done using different types of electronic equipment and even in extracurricular environments. The booklet can be read individually or with people who are around the school, home, and other environments where the student lives. But more important is the expectation that the booklet will change the student's habits to the point of only consuming medicinal plants from reputable producers and following the therapeutic regimen prescribed by a health professional.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8617847318455906pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Myrtes Camila V2802024_Concluido.pdf489,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons