Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58361

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorLUNA, Isabele Bezerra da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:10:12Z-
dc.date.available2024-10-31T14:10:12Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationLUNA, Isabele Bezerra da Silva. Usabilidade da informação em e-commerce: um estudo nos sites das lojas Santo Antonio, Supermercado da Festa e Rizzo Confeitaria. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58361-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar fatores relacionados à usabilidade que impactam a interação de usuários em sites de confeitaria, com foco nos sites das empresas Loja Santo Antonio, Rizzo Confeitaria e Supermercado da Festa. A pesquisa, com abordagem qualitativa, quantitativa e de caráter exploratório-descritivo, utilizou o método comparativo, tendo como critérios de comparação o resultado da avaliação heurística baseada nas Heurísticas de Nielsen; da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS) à confeiteiros da Região Metropolitana do Recife; e da checagem de características essenciais para sites de comércio eletrônico. Entre os principais resultados obtidos, tem-se que na avaliação heurística foram identificados problemas relacionados à usabilidade, tais como: a finalização de compra exclusiva pelo WhatsApp; a similaridade de cor entre as opções de navegação e finalização de compra; e a falta de ícones para ilustrar melhor as categorias e subcategorias. As respostas do questionário SUS apontaram que há diferenças significativas na eficiência e satisfação dos usuários, que destacaram como pontos relevantes a facilidade de navegar e de fechar a compra. E, finalmente, a checagem das características essenciais do comércio eletrônico revelou que, enquanto a Loja Santo Antonio e a Rizzo Confeitaria apresentam boa responsividade para dispositivos móveis, uma maior completude de informações e uma navegação mais intuitiva e eficiente, o site do Supermercado da Festa não atende esses requisitos, necessitando ser aprimorado. Conclui-se que aprimorar a usabilidade dos sites é essencial para melhorar a experiência de compra, contribuindo para a fidelização dos clientes e avaliação positiva da empresa. Em especial recomenda-se atenção ao planejamento dos recursos de navegação e à facilidade do fechamento das compras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjectConfeitariapt_BR
dc.subjectAvaliação Heurísticapt_BR
dc.subjectSystem Usability Scalept_BR
dc.titleUsabilidade da informação em e-commerce: um estudo nos sites das lojas Santo Antonio, Supermercado da Festa e Rizzo Confeitariapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze usability-related factors that impact user interaction on confectionery websites, focusing on the websites of the companies Loja Santo Antonio, Rizzo Confeitaria and Supermercado da Festa. The research, with a qualitative, quantitative and exploratory-descriptive approach, used the comparative method, having as comparison criteria the result of the heuristic evaluation based on Nielsen's Heuristics; the application of the System Usability Scale (SUS) questionnaire to confectioners in the Metropolitan Region of Recife; and the checking of essential characteristics for e-commerce websites. Among the main results obtained, it is worth mentioning that the heuristic evaluation identified problems related to usability, such as: exclusive purchase completion via WhatsApp; the similarity in color between the navigation and purchase completion options; and the lack of icons to better illustrate the categories and subcategories. The responses to the SUS questionnaire indicated that there are significant differences in user efficiency and satisfaction, who highlighted as relevant points the ease of browsing and completing the purchase. Finally, the verification of the essential characteristics of e-commerce revealed that, while Loja Santo Antonio and Rizzo Confeitaria present good responsiveness to mobile devices, greater completeness of information and more intuitive and efficient navigation, the Supermercado da Festa website does not meet these requirements and needs to be improved. It is concluded that improving the usability of websites is essential to improve the shopping experience, contributing to customer loyalty and positive evaluation of the company. In particular, attention is recommended to the planning of navigation resources and ease of closing purchases.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabele Bezerra da Silva Luna.pdf4,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons