Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437

Compartilhe esta página

Título: Ensino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
Autor(es): SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva
Palavras-chave: Didática da história; Consciência histórica; África antiga; Livros didáticos
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf550,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons