Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 |
Autor(es): | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva |
Palavras-chave: | Didática da história; Consciência histórica; África antiga; Livros didáticos |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Citação: | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf | 550,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons