Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437
Share on
Title: | Ensino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 |
Authors: | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva |
Keywords: | Didática da história; Consciência histórica; África antiga; Livros didáticos |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Citation: | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437 |
Appears in Collections: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf | 550,4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License