Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58457

Compartilhe esta página

Título: O casamento civil e o casamento religioso
Autor(es): Souza, Brás Florentino Henriques de
Palavras-chave: Direito civil; Casamento (Direito)
Data do documento: 1859
Editor: Typographia Academica
Abstract: Do Prólogo, p. 10 e 11: Para aviso do leitor benévolo, cumpre-nos agora declarar-lhe que os nossos princípios, na discussão em que vamos entrar, não podem ser outros senão os princípios do Evangelho, visto como abertamente se sem o menor pejo professamos a doutrina da Igreja Catholica em todos os seus pontos, e com a veneração devida a todos os seus Pontifices. Se pois alguém houver que não pense inteiramente comnosco n'esta parte(non omnes obediunt Evangelio), esse pode desde já depor o nosso opúsculo, forrando-se ao trabalho de ler-nos, pois que muito provavelmente não nos encontraremos, por mais ilógicos que sejamos. [...] Posto que o principal ponto de nossa divergência com a proposta esteja nos casamentos mixtos, esperando nós demonstrar - que o Governo, querendo regular taes casamentos, e dar como validos os que se fizerem de conformidade somente com os seus regulamentos e sem a observância das leis da Igreja, ofende profundamente os direitos da Religião Catholica e aos mesmo tempo a Constituição Política que a proclamou religião do Império.
Descrição: O livro físico, e por conseguinte sua reprodução digital, apresentam perda de informação por danos ao suporte nas páginas numeradas 5 e 6, que fazem parte do Prólogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58457
Aparece nas coleções:CCJ - BIBFDR - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
261666-490844761-SOUZABrásFlorentinoHenriquesde_CasamentoCivil_e_Religioso.pdf29,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.