Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58479
Compartilhe esta página
Título: | Proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal com ênfase no ensino médio |
Autor(es): | NASCIMENTO, Maria de Fátima |
Palavras-chave: | Biologia; Botânica; Aprendizagem significativa; Lúdico |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Citação: | NASCIMENTO, Maria de Fátima. Proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal com ênfase no ensino médio. 2024. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | No ambiente escolar, há uma lacuna no interesse dos alunos pela biologia e falta de métodos lúdicos para ensinar o conteúdo. Embora os alunos do ensino médio vejam a botânica como relevante, a abordagem sobre vegetais geralmente não os motiva. Os professores reconhecem a importância de aulas práticas, mas estas são raras. A Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel destaca a necessidade de uma sequência didática baseada nos conhecimentos prévios dos alunos e na integração de teoria e prática. A proposta sugere o uso de jogos didáticos para tornar o ensino de morfologia vegetal dinâmico e lúdico, adotando Metodologias Ativas de Aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a realização de uma proposta de sequência didática com base na aprendizagem significativa para os estudantes do ensino médio com foco no ensino de morfologia vegetal. Para esboçar uma proposta de sequência didática foi necessário realizar um levantamento bibliográfico para embasar a teoria por trás do tema em evidência. As operações e etapas da sequência didática foram feitas com base na observação e significação do aprendizado baseado nas ideias de David Paul Ausubel, criador da teoria da aprendizagem significativa. A proposta didática foi desenvolvida em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Direcionada para alunos do ensino médio, esta proposta é organizada em 7 aulas com duração de 50 minutos cada. Observou-se que, com a sequência didática desenvolvida, é possível a aprendizagem significativa através de práticas palpáveis e lúdicas. Isso permite aos alunos aprenderem conceitos fundamentais enquanto desenvolvem o pensamento crítico e habilidades práticas, além de trabalhar a comunicação e trabalho em equipe, assim como, a utilização de tecnologias e ferramentas digitais na temática proposta. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58479 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria de Fátima Nascimento_correção.pdf | 301,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons