Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Noemia Pereira da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ester Andrade do-
dc.date.accessioned2024-11-05T14:48:48Z-
dc.date.available2024-11-05T14:48:48Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.date.submitted2024-10-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ester. Ensino de nanotecnologia: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480-
dc.description.abstractA nanotecnologia é uma ciência caracterizada por estudar a manipulação e a organização de estruturas moleculares em escala nanométrica, e é responsável por diversificar o desenvolvimento de produtos com propriedades específicas e aplicabilidades diferentes. Apesar da nanotecnologia ser uma temática relevante para o crescimento de grandes áreas e setores da sociedade, o conhecimento científico dessa temática tem sido negligenciado em contextos educacionais. Neste sentido, o projeto de extensão, proposto neste presente trabalho, visa introduzir o conceito de nanotecnologia aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, destacando sua importância e impacto nas diferentes áreas do conhecimento humano. Para alcançar o objetivo, será realizada aplicação de pré e pós formulários sobre nanotecnologia para alunos de escolas públicas e particulares que atendam os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, para analisar o conhecimento dos estudantes acerca da temática, visando avaliar a efetividade na apropriação de conceitos pelos alunos a partir das atividades educativas realizadas durante a aplicação do projeto na Escola. É proposto, também, palestras sobre nanotecnologia e Feiras de Ciências escolares, buscando uma contextualização entre ciência, tecnologia e sociedade. Acredita-se que ao aproximar os alunos da temática da nanotecnologia, pode despertar o interesse pela ciência e incentivar a inovação no currículo escolar, contribuindo para uma educação mais dinâmica e atualizada com os avanços científicos e tecnológicos.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNanotecnologia;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem;pt_BR
dc.titleEnsino de nanotecnologia: Uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNOGUEIRA, Mariane Cajubá de Britto Lira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4808659746739853pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1521392734944183pt_BR
dc.description.abstractxNanotechnology is a science characterised by studying the manipulation and organisation of molecular structures on nanometric scales, and is responsible for diversifying the development of products with specific properties and different applications. Although nanotechnology is a relevant subject for the growth of large areas and sectors of society, scientific knowledge of this subject has been neglected in educational contexts. In this sense, the extension project proposed in this work aims to introduce the concept of nanotechnology to primary and secondary school students, highlighting its importance and impact on different areas of human knowledge. In order to achieve this objective, pre- and post-forms on nanotechnology will be administered to students from public and public schools in the final years of primary and secondary education to assess their knowledge of the subject, with the aim of evaluating the effectiveness of the appropriation of concepts by the students based on the educational activities carried out during the implementation of the project at the school. Lectures on nanotechnology and school science fairs are also proposed, seeking to contextualise science, technology and society. It is believed that bringing students closer to the subject of nanotechnology can arouse interest in science and encourage innovation in the school curriculum, contributing to a more dynamic education that is up to date with scientific and technological advances.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Bioquímicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://lattes.cnpq.br/4760915140584989pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-4420-2033pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ESTER ANDRADE DO NASCIMENTO.pdf654,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons