Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480

Comparte esta pagina

Título : Ensino de nanotecnologia: Uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio
Autor : NASCIMENTO, Ester Andrade do
Palabras clave : Nanotecnologia;; Educação;; Ensino-aprendizagem;
Fecha de publicación : 1-oct-2024
Citación : NASCIMENTO, Ester. Ensino de nanotecnologia: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : A nanotecnologia é uma ciência caracterizada por estudar a manipulação e a organização de estruturas moleculares em escala nanométrica, e é responsável por diversificar o desenvolvimento de produtos com propriedades específicas e aplicabilidades diferentes. Apesar da nanotecnologia ser uma temática relevante para o crescimento de grandes áreas e setores da sociedade, o conhecimento científico dessa temática tem sido negligenciado em contextos educacionais. Neste sentido, o projeto de extensão, proposto neste presente trabalho, visa introduzir o conceito de nanotecnologia aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, destacando sua importância e impacto nas diferentes áreas do conhecimento humano. Para alcançar o objetivo, será realizada aplicação de pré e pós formulários sobre nanotecnologia para alunos de escolas públicas e particulares que atendam os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, para analisar o conhecimento dos estudantes acerca da temática, visando avaliar a efetividade na apropriação de conceitos pelos alunos a partir das atividades educativas realizadas durante a aplicação do projeto na Escola. É proposto, também, palestras sobre nanotecnologia e Feiras de Ciências escolares, buscando uma contextualização entre ciência, tecnologia e sociedade. Acredita-se que ao aproximar os alunos da temática da nanotecnologia, pode despertar o interesse pela ciência e incentivar a inovação no currículo escolar, contribuindo para uma educação mais dinâmica e atualizada com os avanços científicos e tecnológicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ESTER ANDRADE DO NASCIMENTO.pdf654,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons