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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58495

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dc.contributor.advisorGONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto-
dc.contributor.authorSILVA, Gabrielly Lima da-
dc.date.accessioned2024-11-05T16:16:53Z-
dc.date.available2024-11-05T16:16:53Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.date.submitted2024-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, G. L. Implantação do Programa 5S associado ao Ciclo PDCA em uma Equipadora Automotiva do Agreste Pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58495-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo implantar o Programa 5S associado ao Ciclo PDCA em uma equipadora automotiva do Agreste Pernambucano, com a finalidade de minimizar a ocorrência de problemas na prestação de seus serviços. Para tal, inicialmente, foi analisado o ambiente de trabalho da equipadora automotiva, a fim de obter um diagnóstico inicial de acordo com os sensos do Programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), em seguida, foram apresentadas ações iniciais necessárias para a implantação do Programa 5S associado ao Ciclo PDCA, conforme a metodologia proposta por Ribeiro (2015a), e, por fim, foram executadas as atividades propostas para cada senso abordado pelo Programa. A presente pesquisa caracteriza se como aplicada, qualitativa, descritiva-exploratória, transversal, sob o formato de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da observação não-participante e de um checklist. Quanto aos resultados, através do diagnóstico inicial do ambiente de trabalho da equipadora automotiva foi possível identificar os pontos que necessitavam de melhorias, que, após serem aplicadas possibilitaram: liberação de espaço, maior agilidade para encontrar ferramentas, melhor visualização dos produtos expostos, estabelecimento de rotinas, diminuição significativa no número de atrasos na finalização dos serviços, mudança de comportamento positiva de todos os colaboradores, dentre outras, proporcionando à empresa um ambiente de trabalho mais limpo, organizado, seguro e agradável para seus colaboradores e clientes.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.subjectMelhoria Contínuapt_BR
dc.subjectPrograma 5Spt_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectEquipadora Automotivapt_BR
dc.titleImplantação do Programa 5S associado ao Ciclo PDCA em uma equipadora automotiva do Agreste Pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4058600258953667pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6893001614570105pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to implement the 5S Program associated with the PDCA Cycle in an automotive repair shop in the Agreste region of Pernambuco, with the goal of minimizing problems in the provision of its services. To achieve this, the work environment of the automotive repair shop was initially analyzed to obtain a preliminary diagnosis according to the 5S principles (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, and Shitsuke). Following this, initial actions necessary for the implementation of the 5S Program associated with the PDCA Cycle were presented, according to the methodology proposed by Ribeiro (2015a). Finally, the proposed activities for each of the 5S principles were executed. This research is characterized as applied, qualitative, descriptive-exploratory, and cross-sectional, in the form of a case study. Data were collected through non-participant observation and a checklist. Regarding the results, the preliminary diagnosis of the automotive repair shop's work environment allowed for the identification of areas needing improvement. After the improvements were applied, the following outcomes were achieved: space was freed up, tools were easier to find, product displays were better visualized, routines were established, there was a significant reduction in service delays, and a positive change in the behavior of all employees, among other benefits, providing the company with a cleaner, more organized, safer, and more pleasant work environment for both employees and clients.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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