Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58535

Compartilhe esta página

Título: Proposta de inspeção por amostragem para fornecedor de embalagens em uma fábrica de óleo engarrafado através da NBR 5426 e NBR 5429: um estudo de caso.
Autor(es): FONTELES, Felipe Santos
Palavras-chave: Controle de qualidade; Nível de Qualidade Aceitável (NQA); Avaliação de fornecedor; Perdas financeiras; Redução de quebra de material
Data do documento: 27-Set-2024
Citação: FONTELES, Felipe. Proposta de inspeção por amostragem para fornecedor de embalagens em uma fábrica de óleo engarrafado através da NBR 5426 e NBR 5429: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho investiga as quebras frequentes de pré-formas usadas pela "Empresa XYZ" na produção de garrafas de 900 ml de óleo de soja, o que causou perdas financeiras de aproximadamente R$ 57.000 nos meses de março, abril e maio de 2024. Essas pré-formas, fornecidas pelos fornecedores A e B, são utilizadas sem a realização de testes prévios, apesar de a empresa ter à disposição cinco testes de Passa-Não-Passa. Diante disso, surge a necessidade de investigar as causas dessas quebras e propor soluções para mitigar o problema. O estudo começa com a análise do processo de liberação das pré-formas para a produção. Durante a investigação, a “Empresa XYZ” segregou dois lotes inteiros de pré-formas que não atendiam às especificações, o que resultou na formalização de reclamações junto ao fornecedor e posteriormente foi encontrado uma taxa de defeituosos de 46% e 70% nos lotes em questão. Foi identificado que o contrato com o fornecedor não especifica um Nível de Qualidade Aceitável (NQA), e os Certificados de Análise fornecidos contêm apenas informações básicas, como número do lote e peso médio, sem dados detalhados sobre a qualidade do material. Para estruturar a inspeção das pré-formas, foi realizada uma análise das normas técnicas NBR 5426, NBR 5427 e NBR 5429. A amostragem simples foi utilizada devido a um requerimento da norma NBR 5429 para inspeções do tipo mista. Foram coletadas 20 amostras, com 125 unidades por lote conforme as Normas. Dado que o fornecedor não fornece o NQA em seus relatórios de análise e a "Empresa XYZ" também não o definiu em contrato, foi necessário utilizar os valores médios dos itens dentro e fora dos limites de especificação durante as medições. Optou-se pelo nível especial de inspeção S4, uma vez que o material poderia se contaminar durante a realização do teste e precisaria ser descartado. Adicionalmente, o tempo se mostrou um fator limitante na realização do estudo, dado que a “Empresa XYZ” não possui equipamentos para agilizar o processo de medição. Este trabalho propõe uma revisão das práticas de inspeção e controle de qualidade das pré-formas na "Empresa XYZ", com o objetivo de reduzir as quebras e as perdas financeiras associadas, aumentando a eficiência do processo de produção e assegurando a qualidade do produto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58535
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Felipe Santos Fonteles.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons