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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, José Cícero de-
dc.contributor.authorNEVES, Ayanne Paula Silva das-
dc.date.accessioned2024-11-06T00:52:42Z-
dc.date.available2024-11-06T00:52:42Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationNEVES, A. P. S. Impactos financeiros e operacionais a partir da modelagem de processos de negócio: um estudo de caso em uma empresa do setor de energia fotovoltaica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58538-
dc.description.abstractNos dias atuais, a busca pela minimização dos custos, aumento do lucro e maior celeridade nos processos operacionais são anseios das organizações empresariais para atingir maiores níveis de competitividade. Com a globalização e o forte cenário competitivo, as empresas buscaram introduzir os conceitos de Gestão de Processos de Negócios, ou Business Process Management (BPM) de modo a alcançar uma melhor gestão dos processos organizacionais. A BPM tem como objetivo aumentar a eficiência, entregar maior valor ao cliente e gerar maiores retornos sobre os investimentos da empresa. Assim sendo, a implementação desses conceitos em empresas de instalação de energia fotovoltaica destaca-se, pois oferece uma notação gráfica personalizada e compreensível, capaz de permitir análises e otimizações nos processos estratégicos, táticos e operacionais. Neste contexto, este trabalho busca elucidar quais são os resultados financeiros e operacionais que uma empresa deste ramo conseguiu alcançar a partir da modelagem e gestão de seus processos de negócios. Assim sendo, conduziu-se uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, classificada como quali-quanti e a estratégia metodológica foi o estudo de caso, visto que busca-se uma compreensão rica, detalhada e contextualizada dos processos de uma empresa do ramo de energia fotovoltaica. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observação participante com registros no diário de campo e análise documental. Após a implementação das melhorarias sugeridas, os resultados alcançados foram o aumento no valor das vendas, aumento do percentual da margem de lucro, diminuição das despesas com combustível e redução dos números de reclamações.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectModelagem de Processospt_BR
dc.subjectBusiness Process Management (BPM)pt_BR
dc.subjectBusiness Process Model and Notation (BPMN)pt_BR
dc.titleResultados financeiros e operacionais a partir da modelagem e gestão de processos de negócio: um estudo de caso em uma empresa do setor de energia fotovoltaica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9142857434310773pt_BR
dc.description.abstractxNowadays, the search for cost minimization, increased profits and greater speed in operational processes are the desires of business organizations to achieve higher levels of competitiveness. With globalization and the strong competitive scenario, companies have sought to introduce the concepts of Business Process Management (BPM) in order to achieve better management of organizational processes. BPM aims to increase efficiency, deliver greater value to the customer and generate greater returns on the company's investments. Therefore, the implementation of these concepts in photovoltaic energy installation companies stands out, as it offers a personalized and understandable graphic notation, capable of allowing analysis and optimizations in strategic, tactical and operational processes. In this context, this paper seeks to elucidate the financial and operational results that a company in this sector was able to achieve based on the modeling and management of its business processes. Therefore, an applied, descriptive and exploratory research was conducted, classified as quali-quanti, and the methodological strategy was the case study, since it seeks a rich, detailed and contextualized understanding of the processes of a company in the photovoltaic energy sector. Semi-structured interviews, participant observation with records in the field diary and document analysis were used as data collection instruments. After implementing the suggested improvements, the results achieved were an increase in the value of sales, an increase in the percentage of profit margin, a decrease in fuel expenses and a reduction in the number of complaints.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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