Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58538

Comparte esta pagina

Título : Resultados financeiros e operacionais a partir da modelagem e gestão de processos de negócio: um estudo de caso em uma empresa do setor de energia fotovoltaica.
Autor : NEVES, Ayanne Paula Silva das
Palabras clave : Gestão de Processos de Negócio; Modelagem de Processos; Business Process Management (BPM); Business Process Model and Notation (BPMN)
Fecha de publicación : 15-oct-2024
Citación : NEVES, A. P. S. Impactos financeiros e operacionais a partir da modelagem de processos de negócio: um estudo de caso em uma empresa do setor de energia fotovoltaica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Nos dias atuais, a busca pela minimização dos custos, aumento do lucro e maior celeridade nos processos operacionais são anseios das organizações empresariais para atingir maiores níveis de competitividade. Com a globalização e o forte cenário competitivo, as empresas buscaram introduzir os conceitos de Gestão de Processos de Negócios, ou Business Process Management (BPM) de modo a alcançar uma melhor gestão dos processos organizacionais. A BPM tem como objetivo aumentar a eficiência, entregar maior valor ao cliente e gerar maiores retornos sobre os investimentos da empresa. Assim sendo, a implementação desses conceitos em empresas de instalação de energia fotovoltaica destaca-se, pois oferece uma notação gráfica personalizada e compreensível, capaz de permitir análises e otimizações nos processos estratégicos, táticos e operacionais. Neste contexto, este trabalho busca elucidar quais são os resultados financeiros e operacionais que uma empresa deste ramo conseguiu alcançar a partir da modelagem e gestão de seus processos de negócios. Assim sendo, conduziu-se uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, classificada como quali-quanti e a estratégia metodológica foi o estudo de caso, visto que busca-se uma compreensão rica, detalhada e contextualizada dos processos de uma empresa do ramo de energia fotovoltaica. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observação participante com registros no diário de campo e análise documental. Após a implementação das melhorarias sugeridas, os resultados alcançados foram o aumento no valor das vendas, aumento do percentual da margem de lucro, diminuição das despesas com combustível e redução dos números de reclamações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58538
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ayanne Paula Silva das Neves.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons