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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58555

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Título: Proposta de melhoria em um portal governamental : uma abordagem baseada na usabilidade e experiência do usuário
Autor(es): ANASTÁCIO, Patricia Morales
Palavras-chave: Transferegov.br; Sistemas Governamentais; Design Centrado no Usuário; Usabilidade; Experiência do Usuário
Data do documento: 9-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANASTÁCIO, Patricia Morales. Proposta de melhoria em um portal governamental: uma abordagem baseada na usabilidade e experiência do usuário. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é desenvolver e avaliar uma proposta de melhoria para o portal Transferegov.br, com os princípios de Design Centrado no Usuário, visando melhorar a experiência do usuário e a usabilidade do portal. Os objetivos específicos incluem: (1) Compreender as funcionalidades atuais do portal Transferegov.br, identificando suas limitações e oportunidades de melhoria; (2) Propor melhorias no portal, fundamentadas nas limitações e oportunidades identificadas, além da literatura científica; (3) Desenvolver um protótipo que demonstre essas melhorias; (4) Avaliar a solução proposta através da interação dos usuários com o protótipo, utilizando indicadores de usabilidade e experiência do usuário. A pesquisa adota a metodologia de Design Science Research (DSR), incorporando revisão bibliográfica, entrevistas, prototipação e avaliação por meio de grupos focais e questionários. A Proposta de melhoria do portal Transferegov.br foi validada por meio de dois grupos focais e a aplicação de questionários System Usability Scale (SUS) e User Experience Questionnaire (UEQ). O primeiro grupo focal, composto por 6 representantes de dois órgãos governamentais, avaliou a viabilidade considerando limitadores orçamentários e de recursos humanos. O segundo grupo focal, com 5 analistas da Caixa Econômica Federal, focou na usabilidade e experiência do usuário. Os analistas atribuíram ao protótipo uma pontuação média de 79 no System Usability Scale (SUS), indicando níveis de usabilidades "Aceitável" e "Bom", em comparação com a pontuação 36,5 do Transferegov.br atual, que indicava níveis “Não aceitável” e “Pobre”. O User Experience Questionnaire (UEQ) classificou a experiência do usuário da proposta entre os 10% dos melhores produtos avaliados, enquanto o Transferegov.br foi avaliado entre os 25% piores. Além disso, foram fornecidas sugestões para o refinamento da proposta. Conclui-se que as melhorias propostas têm um impacto positivo na usabilidade e experiência do usuário. A metodologia aplicada pode ser adaptada para outros sistemas governamentais, ampliando o impacto positivo para diferentes sistemas e grupos de usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58555
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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