Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58564

Compartilhe esta página

Título: Políticas públicas de educação em saúde da população negra : um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco
Autor(es): SANTANA, Nildson Elias de
Palavras-chave: Política Pública; Educação em saúde; Comunidade quilombola
Data do documento: 26-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTANA, Nildson Elias de. Políticas públicas de educação em saúde da população negra: um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Pernambuco, voltou o olhar para as Políticas Públicas de educação em saúde em comunidade quilombola no estado de Pernambuco, tendo como objetivo geral identificar a(s) política(s) pública(s) de educação em saúde e suas ações na comunidade quilombola Onze Negras Pernambuco. Em relação à metodologia, desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo na comunidade quilombola de Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, onde realizamos uma pesquisa de campo. Utilizando a entrevista como um instrumento de coleta de dados, entrevistamos a liderança da referida comunidade, um profissional da saúde e um profissional da educação. Realizamos as análises dos dados por meio do Software Iramutec, utilizando a Análise de Conteúdo, de Bardin para assim conseguir, atingir melhor os objetivos propostos. No que se refere aos resultados encontrados, apontaram para problemas na operacionalização das Políticas Públicas de educação em saúde. Assim, os resultados evidenciaram práticas tradicionais (chás, ervas, mandingas, crenças religiosas) de educação em saúde, bem como possibilitaram o entendimento de como funcionam as Políticas Públicas de educação em saúde que atendem a comunidade supracitada. Evidenciou-se que a comunidade quilombola de Onze Negras tem muitas dificuldades com a implementação de Políticas Públicas de educação em saúde. Mas, o respeito às práticas tradicionais e o diálogo com as Políticas Públicas na comunidade se fizeram presentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58564
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nildson Elias de Santana.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons