Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58571

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Aloisia Pimentel-
dc.contributor.authorJERONIMO, Amanda Kalyne Silva-
dc.contributor.authorMELO, Mirelle Maria Barbosa Sales de-
dc.date.accessioned2024-11-06T16:03:30Z-
dc.date.available2024-11-06T16:03:30Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationJERÔNIMO, Amanda Kalyne Silva; MELO, Mirelle Maria Barbosa Sales de. Repercussões do uso da tecnologia no desenvolvimento infantil: uma revisão integrativa da literatura. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58571-
dc.description.abstractDiante do processo de globalização e do avanço tecnológico, é inevitável a presença de aparelhos eletrônicos no ambiente familiar, o que faz com que a população infantil tenha um contato precoce com essas tecnologias, justamente em um período da vida em que o processo de desenvolvimento ocorre de forma acelerada e sofre impacto do meio em que o indivíduo está inserido. Objetivo: Identificar, na literatura, quais são as alterações do desenvolvimento infantil encontradas em crianças que utilizam as tecnologias digitais na primeira infância. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura, foram incluídos artigos em português, publicados nos últimos cinco anos, que possuem como amostra uma população entre 0 a 6 anos, obtidos nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED, SciELO, CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem (Bdenf). Resultados: Foram encontrados 37.984 artigos, apenas sete foram incluídos no estudo, publicados entre os anos de 2019 e 2023. Entre os resultados encontrados, os mais citados foram boas repercussões tais como a melhora na aprendizagem, na cognição, na linguagem e por último, na habilidade motora fina. Conclusão: Apesar dos resultados positivos associados ao uso de telas por crianças, é crucial enfatizar a importância de um uso equilibrado e supervisionado para garantir um crescimento saudável e o bem-estar geral durante a infância. Descritores: Tecnologia; Mídias sociais; Dependência de tecnologia; Desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDependência de tecnologiapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleRepercussões do uso da tecnologia no desenvolvimento infantil : uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6403447508437153pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2845110272346283pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5279832759682236pt_BR
dc.description.abstractxGiven the process of globalization and technological advancement, the presence of electronic devices in the family environment is inevitable, leading to early exposure of children to these technologies, precisely during a stage of life when the developmental process occurs rapidly and is influenced by the environment in which the individual is immersed. Objective: Identify in the literature the developmental changes observed in children who use technology during early childhood. Results: This is an integrative literature review, including articles in Portuguese published in the last five years with a sample population between 0 to 6 years old, using the following databases: Virtual Health Library (VHL), PUBMED, SciELO, CAPES, and the Virtual Health Library in Nursing (Bdenf). Out of the 37,984 articles found in the search, only seven were included in the study, published between 2019 and 2023. Among the identified outcomes, the most frequently cited were positive effects, such as improvements in learning, cognition, language, and fine motor skills. Conclusion: Despite the positive outcomes associated with children's screen use, it is crucial to emphasize the importance of balanced and supervised usage to ensure healthy growth and overall well-being during childhood. Keywords: Technology; Social media; Technology dependence; Child development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC AMANDA KALYNE SILVA JERONIMO E MIRELLE MARIA BARBOSA SALES DE MELO.pdf242,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons