Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58596
Compartilhe esta página
Título: | Divisão celular descomplicada: a utilização de um tabuleiro didático e tecnologia interativa para a construção do conhecimento sobre mitose e meiose no ensino médio |
Autor(es): | OLIVEIRA, Maria Beatriz Araújo de |
Palavras-chave: | Divisão celular; Ensino de Biologia; Gamificação; Recurso didático |
Data do documento: | 14-Out-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Maria Beatriz Araújo de. Divisão celular descomplicada: a utilização de um tabuleiro didático e tecnologia interativa para a construção do conhecimento sobre mitose e meiose no ensino médio. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | No cenário educacional atual, o ensino de Biologia Celular visa estimular a autonomia dos alunos, incentivando a conexão entre o conteúdo e o cotidiano. Entre os tópicos mais desafiadores está o estudo da organização dos cromossomos durante a divisão celular, essencial para compreender a formação de células somáticas e germinativas. No entanto, a natureza abstrata e os aspectos microscópicos desse processo dificultam a compreensão e comprometem a eficácia do aprendizado. Perante o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver dois tabuleiros didáticos com QR codes, voltados para o tema da divisão celular, a fim de serem utilizados como recursos pedagógicos no ensino de Biologia. Como resultado, os jogos de tabuleiro foram desenvolvidos na ferramenta Canva, contendo 35 casas no tabuleiro mitótico e 33 no tabuleiro meiótico. Ambos contém QR Codes, curiosidades e uma variedade de modelos de perguntas. Entretanto, cada jogo apresenta características únicas que permitem suas especificidades. Além disso, os jogos são acompanhados por uma cartilha que fornece orientações para os professores sobre a aplicação dos jogos. Assim, espera-se que os jogos de tabuleiro, focados em mitose e meiose, desempenhem um papel significativo na melhoria do ensino da divisão celular, tornando-se um recurso valioso para aprimorar o processo de aprendizado dos estudantes, assim como auxiliar os professores durante o ensino dessa temática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58596 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA BEATRIZ ARAÚJO DE OLIVEIRA.pdf Item embargado até 2025-11-07 | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons