Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58596

Share on

Title: Divisão celular descomplicada: a utilização de um tabuleiro didático e tecnologia interativa para a construção do conhecimento sobre mitose e meiose no ensino médio
Authors: OLIVEIRA, Maria Beatriz Araújo de
Keywords: Divisão celular; Ensino de Biologia; Gamificação; Recurso didático
Issue Date: 14-Oct-2024
Citation: OLIVEIRA, Maria Beatriz Araújo de. Divisão celular descomplicada: a utilização de um tabuleiro didático e tecnologia interativa para a construção do conhecimento sobre mitose e meiose no ensino médio. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: No cenário educacional atual, o ensino de Biologia Celular visa estimular a autonomia dos alunos, incentivando a conexão entre o conteúdo e o cotidiano. Entre os tópicos mais desafiadores está o estudo da organização dos cromossomos durante a divisão celular, essencial para compreender a formação de células somáticas e germinativas. No entanto, a natureza abstrata e os aspectos microscópicos desse processo dificultam a compreensão e comprometem a eficácia do aprendizado. Perante o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver dois tabuleiros didáticos com QR codes, voltados para o tema da divisão celular, a fim de serem utilizados como recursos pedagógicos no ensino de Biologia. Como resultado, os jogos de tabuleiro foram desenvolvidos na ferramenta Canva, contendo 35 casas no tabuleiro mitótico e 33 no tabuleiro meiótico. Ambos contém QR Codes, curiosidades e uma variedade de modelos de perguntas. Entretanto, cada jogo apresenta características únicas que permitem suas especificidades. Além disso, os jogos são acompanhados por uma cartilha que fornece orientações para os professores sobre a aplicação dos jogos. Assim, espera-se que os jogos de tabuleiro, focados em mitose e meiose, desempenhem um papel significativo na melhoria do ensino da divisão celular, tornando-se um recurso valioso para aprimorar o processo de aprendizado dos estudantes, assim como auxiliar os professores durante o ensino dessa temática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58596
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - MARIA BEATRIZ ARAÚJO DE OLIVEIRA.pdf
  Embargoed Item Until 2025-11-07
2,59 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons