Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTO, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorCUNHA, Amanda Cabral da-
dc.date.accessioned2024-11-07T15:24:10Z-
dc.date.available2024-11-07T15:24:10Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.identifier.citationCUNHA, Amanda Cabral da. O processo de didatização da música popular por Carol Panesi: trajetória, formação e gestos didáticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623-
dc.description.abstractEste trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi através da pergunta: “Como pode ocorrer o processo de didatização da música popular no violino?" A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos foram: compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que, para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidatização da música popularpt_BR
dc.subjectCarol Panesipt_BR
dc.subjectEnsino da música popularpt_BR
dc.subjectViolinopt_BR
dc.titleO processo de didatização da música popular por Carol Panesi : trajetória, formação e gestos didáticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5183629210033027pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzed the didacticization of popular practices in violin teaching by teacher and artist Carol Panesi, through the question: “How can the process of teaching popular music on the violin occur?" The research has chosen as a case-study the teaching carried out by violinist Carol Panesi, since she developed her own methodology based on musical experiences she had when fusing the knowledge she acquired at the Brazilian Conservatory of Music and the Family Orchestra (Itiberê Zwarg Project), based on its teaching of improvisation and creativity in three foundation pillars: rhythmic, melodic and harmonic. The specific goals were: to understand the functions and characteristics of traditional violin teaching, to understand the characteristics of popular musical learning and to reflect on the particularity of the two practices adapted for violin teaching. Finally, it was concluded that in order to work on popular practices in teaching and learning violin, it is not necessary to move away from traditional methodologies, but to add them in order to complement a broader technical and musical construction.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Cabral Da Cunha.pdf905,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons