Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTO, Ana Carolina Nunes do | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Amanda Cabral da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T15:24:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T15:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Amanda Cabral da. O processo de didatização da música popular por Carol Panesi: trajetória, formação e gestos didáticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi através da pergunta: “Como pode ocorrer o processo de didatização da música popular no violino?" A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos foram: compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que, para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Didatização da música popular | pt_BR |
dc.subject | Carol Panesi | pt_BR |
dc.subject | Ensino da música popular | pt_BR |
dc.subject | Violino | pt_BR |
dc.title | O processo de didatização da música popular por Carol Panesi : trajetória, formação e gestos didáticos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5183629210033027 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzed the didacticization of popular practices in violin teaching by teacher and artist Carol Panesi, through the question: “How can the process of teaching popular music on the violin occur?" The research has chosen as a case-study the teaching carried out by violinist Carol Panesi, since she developed her own methodology based on musical experiences she had when fusing the knowledge she acquired at the Brazilian Conservatory of Music and the Family Orchestra (Itiberê Zwarg Project), based on its teaching of improvisation and creativity in three foundation pillars: rhythmic, melodic and harmonic. The specific goals were: to understand the functions and characteristics of traditional violin teaching, to understand the characteristics of popular musical learning and to reflect on the particularity of the two practices adapted for violin teaching. Finally, it was concluded that in order to work on popular practices in teaching and learning violin, it is not necessary to move away from traditional methodologies, but to add them in order to complement a broader technical and musical construction. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Amanda Cabral Da Cunha.pdf | 905,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons