Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623

Share on

Title: O processo de didatização da música popular por Carol Panesi : trajetória, formação e gestos didáticos
Authors: CUNHA, Amanda Cabral da
Keywords: Didatização da música popular; Carol Panesi; Ensino da música popular; Violino
Issue Date: 2-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CUNHA, Amanda Cabral da. O processo de didatização da música popular por Carol Panesi: trajetória, formação e gestos didáticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi através da pergunta: “Como pode ocorrer o processo de didatização da música popular no violino?" A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos foram: compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que, para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Amanda Cabral Da Cunha.pdf905,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons